Banco do Brasil, Santander e Bradesco lideram ranking de reclamações, diz BC
O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas precedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.
Na lista, o Banrisul aparece como a quarta instituição mais reclamada (índice de 19,30). Na sequência estão Caixa Econômica Federal (18,92), Itaú (17,33), Omni (12,42), Votorantim (12,15), Banco CSF (7,18). Midway (6,04) e Banco do Nordeste (0,88).
Instituições menores
Entre os bancos e financeiras com menos de 4 milhões de clientes - que formam um ranking separado -, a liderança é da Modal, com índice de reclamações de 1.827,79 no quarto trimestre de 2018.
Em seguida aparecem Facta Financeira (497,39), PAN (291,54), Intermedium (198,61), BRB (137,02), Paraná Banco (136,15), Agibank (119,00), Safra (95,92), BNP Paribas (95,45), BMG (63,97) e Original (49,05%), entre outros. A lista completa tem 22 instituições.
Entre as reclamações mais frequentes estão irregularidades relativas à oferta ou prestação de informação sobre produtos e serviços de forma inadequada e irregularidades ligadas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.
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