CVM abre processo administrativo para avaliar comunicação da Vale sobre desastre
O processo foi aberto na sexta-feira, 25, dia em que ocorreu o acidente. Segundo registro da CVM, trata-se de um processo de supervisão, para análise de notícias, fatos relevantes e comunicados, que será conduzido pela gerência de Acompanhamento de Empresas 2.
No procedimento administrativo, a área responsável reunirá e analisará toda a divulgação realizada pela empresa em torno do acidente, desde a tarde de sexta-feira. O objetivo é avaliar se o conteúdo e a intempestividade das divulgações se adequam às orientações da autarquia.
Um segundo processo foi aberto nesta segunda-feira, 28, para apurar a qualidade da divulgação de informações conduzida pela Vale no desastre. O procedimento será igual, mas conduzido sob a responsabilidade da Gerência de Acompanhamento de Empresas 4.
Além disso, um terceiro processo administrativo foi aberto contra a companhia, motivado por uma reclamação de um investidor pessoa física. A CVM, porém, informou que esse tipo de procedimento é comum e pode não ter relação com os acontecimentos em Brumadinho. A informação sobre a motivação da queixa do investidor só pode ser acessada mediante pedido de vista.
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