IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Itaú Unibanco publica nota de falecimento de Fernão Bracher

Aline Bronzati

São Paulo

11/02/2019 16h56

O Itaú Unibanco publicou uma nota de falecimento de Fernão Botelho Bracher, nesta segunda-feira, 11. Pai de Candido Bracher, presidente do banco, ele faleceu aos 83 anos, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de complicações associadas a uma queda com trauma cranioencefálico.

Fundador do BBA, que deu origem ao braço de banco de atacado do Itaú, Bracher teve duas passagens pelo Banco Central: de 1974 a 1979, quando ocupou a Diretoria de Câmbio, e de 1985 a 1987, como presidente do órgão regulador do setor bancário.

Em sua gestão, integravam ainda a diretoria André Lara Rezende e Pérsio Arida, que, juntos, participaram da criação do Plano Cruzado.

Fernão Bracher seguiu carreira no setor bancário privado, com passagens pelo Banco da Bahia e Bradesco, onde ocupou a cadeira de vice-presidente. Em 1988, ele fundou, com Antonio Beltran e em sociedade com o banco austríaco Creditanstalt, o BBA Creditanstalt. Posteriormente, em 2003, a instituição juntou-se ao Itaú para formar o que hoje é o Itaú BBA.

Depois de se aposentar, em 2005, Bracher passou a se dedicar ao setor de educação, integrando o Comitê Executivo da Associação Parceiros da Educação e atuando como presidente do Instituo Acaia.

Filho de Zilah de Arruda Botelho e Eduardo Bracher, Fernão Bracher nasceu em 3 de abril 1935, em São Paulo. Formou-se em Direito, na Faculdade de São Francisco (USP). Ele deixa cinco filhos. Além de Candido, Beatriz, Eduardo, Elisa e Carlos, 15 netos e três bisnetos.