Opep mantém projeção para produção brasileira de Petróleo em 2019
A previsão da Opep para o suprimento pelo Brasil em 2018 revela um incremento de apenas 10 mil barris em relação a 2017, quando a oferta total foi de 3,25 milhões de bpd.
O documento detalhou que também não houve alteração em relação à expectativa de produção de 3,2 milhões de bpd no terceiro trimestre e de 3,3 milhões de bpd no quarto. Para 2019, a Organização seguiu com os números apresentados nos relatórios de dezembro e janeiro: abastecimento de 3,5 milhões de bpd no primeiro e no segundo trimestres, e elevação para 3,6 milhões de bpd no terceiro e para 3,9 milhões nos últimos três meses do ano.
PIB no Brasil
A Opep manteve também suas projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2018, em 1,1%, e em 2019, em 1,8%. Em relatório mensal, no entanto, a entidade, ressaltou que a estimativa para este ano poderá ser revista. "Dependendo das ações políticas do novo governo, bem como da evolução dos preços das commodities, a previsão de crescimento para 2019 pode se alterar", considerou. "A economia do Brasil começou em 2019 com um viés positivo", acrescentou.
No mesmo documento, a Opep salientou que o dólar recuou em relação às moedas dos grandes exportadores de commodities durante janeiro. Na comparação com o real, a desvalorização foi de 3,7%, influenciada, em parte, pela expectativa de um pacote de reformas do novo governo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.