Fundado há 85 anos, jornal DCI deixará de circular
De acordo com Raphael Müller, diretor executivo do DCI, a medida provisória assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, no início de agosto, que desobrigou empresas de publicarem balanço em jornais de grande circulação, permitindo a veiculação apenas na internet, teve peso na decisão: "Não foi a questão preponderante, mas com certeza criou um cenário de muita incerteza."
O site da publicação também será desativado, apontou o executivo.
O presidente Bolsonaro afirmou, em agosto, que a decisão de oferecer o Diário Oficial da União para que as empresas publiquem seus balanços anuais a custo zero era uma "retribuição" à forma como foi tratado pela imprensa durante a campanha eleitoral de 2018. Ele também chegou a declarar que o jornal Valor Econômico iria fechar em decorrência da medida.
Como é comum em jornais dedicados à cobertura econômica, a dependência do DCI da chamada publicidade legal - publicações de editais de licitação e balanços de empresas, por exemplo - era alta. O grupo Sol Panamby estava à frente da publicação desde 2002, mas o DCI foi originalmente fundado em 1934 (ou seja, há 85 anos).
Longa crise
Müller admite que o jornal já vinha sofrendo tanto com a crise econômica quanto com as dificuldades do setor de mídia, desafiado pela migração do leitor para meios digitais.
O jornal funcionava com estrutura enxuta desde dezembro do ano passado, quando demitiu metade de sua equipe editorial. Atualmente, mantinha 12 jornalistas e 17 pessoas no setor administrativo.
Segundo o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, uma assembleia será realizada nesta terça-feira, 17, para definir as condições da demissão dos profissionais. O sindicato disse ter sido avisado sobre o fechamento do jornal por volta das 16 horas da segunda-feira.
No ano passado, durante a mais recente rodada de demissões do DCI, o sindicato afirmou ter conseguido negociar pagamentos extras aos jornalistas, além das verbas rescisórias legais. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.