Não há ideia de ter o Coaf 'embaixo do BC' para sempre, diz Campos Neto
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sinalizou nesta quarta-feira, 6, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) pode não ficar dentro da estrutura da instituição para sempre. O Coaf foi recentemente, por meio de medida provisória, transferido do Ministério da Economia para o BC.
"Não há ideia de ter o Coaf embaixo do BC para sempre", afirmou Campos Neto, durante audiência na Comissão de Finanças e Tributação. "Em alguns países há modelo que deixa o Coaf independente. Acho este modelo bom", afirmou. Ele acrescentou que, em outros países, o equivalente ao Coaf fica sob a estrutura da autoridade monetária. "No banco da Itália, o Coaf está embaixo do banco central", exemplificou.
Campos Neto defendeu ainda que a transferência do Coaf para o BC cumpre o objetivo de isolá-lo de influências políticas.
"O BC não quer absorver o Coaf. Nós vinculamos o Coaf", pontuou Campos Neto, lembrando que o Coaf também é um colegiado, formado por vários servidores.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.