Moody's rebaixa rating de Azul e Latam para Ba3; nota da Gol entra em revisão
"O setor de transporte aéreo de passageiros tem sido um dos setores mais afetados, dada a sua exposição a restrições de viagens e sensibilidade à demanda e sentimento do consumidor", afirma. A nível macro, a Moody's destaca a queda do preço do petróleo e dos preços dos ativos, que criam um choque de crédito. As ações da Azul caíram 73% desde 26 de fevereiro, enquanto a Gol registrou recuo de 77%.
De acordo com a agência, as três companhias aéreas devem ter redução de tráfego de 70% em seus voos no segundo trimestre, enquanto o recuo anual deve ser de 30%, "com cancelamentos de voo parciais ou completos e aeronaves com todas as regiões afetadas globalmente".
No caso da Latam, a agência pontua os riscos de câmbio atrelados ao peso chileno, que, somado ao real, representa 40% da receita da empresa. Já a Azul também estaria exposta à desvalorização do real, que representa 80% do capital da companhia. As duas companhias, assim como a Gol, teriam liquidez "adequada", com caixa e investimentos de curto prazo suficientes para cobrir os vencimentos de dívida de curto prazo.
A agência destaca ainda as perspectivas de auxílio governamental às companhias, "embora ainda não exista nada concreto", com linhas de crédito de longo prazo e linhas de capital de giro fornecidas por bancos públicos, além de incentivos fiscais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.