C6 Bank é multado em R$ 7 milhões pelo Procon-SP por crédito consignado
O Procon ressalta que recebeu reclamações de consumidores de todo o Estado, que disseram que foram surpreendidos com empréstimos consignados não solicitados e com o desconto das parcelas em suas contas destinadas ao recebimento de benefícios de aposentadoria e pensão do INSS.
"Os consumidores não solicitaram nem autorizaram esses empréstimos e, ao procurarem o C6, não conseguiram resolver a situação", afirma o órgão de defesa do consumidor. "Ao conceder empréstimo sem solicitação e fazer o desconto das respectivas parcelas, o Banco C6 cometeu prática abusiva. Além disso, a empresa aproveitou-se da idade e do fato dos consumidores serem titulares de aposentadoria e pensão, usou os dados das pessoas sem o devido consentimento e transferiu aos consumidores o ônus de comprovar que os contratos não eram válidos", diz o Procon.
Ainda segundo o Procon, a instituição foi punida também por dificultar ou impedir o cancelamento de contratos - e a devida devolução dos valores - feitos pela internet ou telefone dentro do prazo de arrependimento legal, de sete dias. Outra infração cometida pelo banco, diz o órgão, foi não prestar as explicações solicitadas pela equipe de fiscalização do Procon-SP.
A multa foi aplicada três meses depois de o Procon pedir explicações ao C6 Bank, após receber reclamações de clientes de que o banco teria realizado empréstimos consignados sem a solicitação deles, além de dificuldades para solucionar os problemas no serviço de atendimento. À época, o órgão de defesa do consumidor afirmou que foram registradas 149 queixas contra o C6 em setembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.