Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

PIB da Alemanha cresce 0,1% no 4º trimestre, mas cai 5% em 2020

28.out.2020 - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anuncia medidas de restrições para conter o coronavírus - Fabrizio Bensch/POOL/AFP
28.out.2020 - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anuncia medidas de restrições para conter o coronavírus Imagem: Fabrizio Bensch/POOL/AFP

Sergio Caldas

São Paulo

29/01/2021 07h19

O PIB (Produto Interno Bruto) da Alemanha cresceu 0,1% no quarto trimestre de 2020 ante o terceiro trimestre em meio a restrições para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, segundo dados preliminares divulgados hoje, pela Destatis, como é conhecida a agência de estatísticas do país.

O resultado superou a expectativa de analistas consultados pelo "The Wall Street Journal", que previam estabilidade do PIB alemão no período. Na comparação anual, a maior economia da Europa sofreu contração de 3,9% entre outubro e dezembro, mas a projeção do mercado era de queda um pouco maior, de 4%.

Os dados do terceiro trimestre não sofreram revisão, mostrando alta de 8,5% ante os três meses anteriores e retração de 4% no confronto anual. Ao longo de 2020, a economia alemã encolheu 5%, informou a Destatis.