Agricultura tropical: Embrapa e IICA realizam evento virtual e internacional
A expectativa é que, a partir dessa troca de conhecimentos, surjam sinergias e parcerias, além de subsídios para a coordenação da região na inédita Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas, marcada para o fim setembro, em Nova York.
Um dos destaques será o modelo brasileiro, que conseguiu transformar o País de importador de alimentos na década de 1970 em um dos mais importantes players do agronegócio mundial. Graças à tropicalização de culturas agrícolas e animais, o agronegócio brasileiro atingiu em 2021 um Valor Bruto da Produção de quase R$ 900 bilhões, representando cerca de 21% do PIB nacional. É responsável ainda por 48% das exportações brasileiras, com destaque para café, açúcar, laranja, etanol, carne bovina, frango e soja, e pela geração de aproximadamente 19 milhões de empregos no Brasil. Além disso, alimenta perto de 800 milhões de pessoas no mundo.
Segundo o presidente da Embrapa, Celso Moretti, por trás do sucesso da agricultura, está a Ciência. Os esforços conjugados entre a Empresa, universidades, empresas de assistência técnica e extensão rural e outros parceiros possibilitaram, por exemplo, que o Cerrado brasileiro seja responsável hoje por 50% dos grãos produzidos no País. "Algo considerado utópico no fim da década de 1960 e início dos anos 70", comentou, em comunicado.
Abertas à participação de todos, as sessões diárias serão transmitidas pelo Youtube, mas receberão certificados de participação aqueles que se inscreverem com antecedência e registrarem presença em pelo menos três dias de evento. As listas de presença estarão disponíveis na descrição da live e nos chats dos canais de transmissão. Mais informações sobre inscrição, links de transmissão (em português, espanhol e inglês), programação e palestrantes estão disponíveis no site.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.