IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Guedes indica Eduardo Rios Neto para o posto de presidente do IBGE

Formado em Economia pela UFMG, Rios Neto assume a Presidência do IBGE no lugar de Susana Cordeiro Guerra - Fernando Frazão/Agência Brasil
Formado em Economia pela UFMG, Rios Neto assume a Presidência do IBGE no lugar de Susana Cordeiro Guerra Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Daniela Amorim

No Rio de Janeiro

14/04/2021 15h03

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirmou que o atual diretor de Pesquisas do órgão, Eduardo Rios Neto, foi indicado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para assumir o posto de presidente do órgão.

Formado em Economia pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), onde foi pesquisador e professor, Rios Neto tem doutorado em Demografia pela Universidade da Califórnia (EUA) e já presidiu a Abep (Associação Brasileira de Estudos Populacionais), entre 1998 e 2002.

Rios Neto sucederá Susana Cordeiro Guerra, que teve a exoneração publicada no DOU (Diário Oficial da União) de hoje, na Presidência do IBGE. Eduardo Rios Neto foi empossado na diretoria de Pesquisas por Susana em 2019.

Presidente do IBGE desde fevereiro de 2019, Susana cumpriu na última sexta-feira (9) o último expediente à frente do instituto, conforme antecipou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Susana pediu demissão no fim de março, no dia seguinte à aprovação no Congresso Nacional do corte de 96% no orçamento do Censo Demográfico previsto para ir a campo este ano.

Na ausência de Susana, a Presidência foi assumida interinamente pela diretora-executiva do órgão, Marise Ferreira, servidora de carreira do IBGE há 37 anos. Formada em Direito, a interina estava na Diretoria-Executiva da instituição desde 2020.