Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Setor de serviços da zona do euro patina em janeiro com peso da ômicron

Economia da União Europeia tem dado sinais de dificuldade de recuperação - Julien de Rosa/AFP
Economia da União Europeia tem dado sinais de dificuldade de recuperação Imagem: Julien de Rosa/AFP

Sergio Caldas

Agência Estado, São Paulo*

24/01/2022 07h23Atualizada em 24/01/2022 08h09

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 53,3 em dezembro para 52,4 em janeiro, atingindo o menor nível em 11 meses, segundo dados preliminares divulgados hoje pela IHS Markit.

Apesar da queda, o resultado acima da marca de 50 indica que a atividade do bloco segue se expandindo neste mês, ainda que em ritmo mais contido. A prévia de janeiro, no entanto, ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam recuo do PMI composto a 52,7.

O indicador geral foi afetado pelo PMI de serviços do bloco, que diminuiu de 53,1 em dezembro para 51,2 em janeiro, tocando o menor patamar em nove meses. Neste caso, a projeção era de declínio menor, a 52.

O PMI industrial, por outro lado, subiu de 58 para 59 no mesmo período, alcançando o maior nível em cinco meses. O consenso do mercado era de queda a 57,5.

Peso da variante ômicron

A recuperação da economia do bloco foi afetada pelas novas restrições adotadas para conter a variante ômicron do coronavírus. "A onda da Ômicron levou a outra forte queda nos gastos em muitos serviços de atendimento presencial ao consumidor no início do ano, com turismo, viagens e recreação especialmente afetados", disse Chris Williamson, economista-chefe da IHS Markit.

Os consumidores também foram afetados pela disparada dos preços. O subíndice composto de preços da produção permaneceu na máxima da pesquisa de novembro, após a inflação ter atingido um recorde no mês passado, provavelmente ampliando a pressão sobre o Banco Central Europeu para apertar a política monetária.

* Com informações da Reuters