BC da África do Sul eleva taxa básica de juros em 25 pontos-base, a 7,25%
O BC sul-africano afirma, em comunicado, que os riscos à inflação local continuam a ser de alta. A guerra russa na Ucrânia prossegue e o mercado de petróleo "deve seguir apertado, particularmente conforme a economia da China tem uma retomada".
Além disso, ele comenta que as condições econômicas e financeiras "devem seguir voláteis no futuro previsível". No atual "ambiente incerto", as decisões de política monetária continuarão a reagir aos dados e com sensibilidade ao balanço de riscos na perspectiva, enfatiza a instituição.
O BC ainda projeta que a economia da África do Sul ficou estagnada no quarto trimestre. Para todo o ano de 2022, projeta que houve avanço de 2,5%. Já para 2023, o BC espera crescimento de "apenas 0,3%". Em 2024, calcula avanço de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e, em 2025, de 1,0%.
Na inflação ao consumidor, o BC espera alta de 5,4% neste ano e de 4,8% em 2024. Em 2025, projeta avanço de 4,5% no índice cheio. Para o núcleo da inflação, a expectativa é de alta de 5,2% em 2023 e de 4,7% em 2024.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.