IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UE e Reino Unido fecham acordo por regras comerciais da Irlanda do Norte

Entendimento deve flexibilizar normas alfandegárias que incidem sobre produtos que passam do Reino Unido para a Irlanda do Norte. - REUTERS/Wolfgang Rattay
Entendimento deve flexibilizar normas alfandegárias que incidem sobre produtos que passam do Reino Unido para a Irlanda do Norte. Imagem: REUTERS/Wolfgang Rattay

André Marinho

Em São Paulo

27/02/2023 12h09

Após intensas negociações, Reino Unido e União Europeia (UE) fecharam, nesta segunda-feira, 27, um acordo que define as regras para o comércio da Irlanda do Norte, segundo informaram múltiplos veículos da imprensa local, com base em fontes.

O tema era um dos últimos impasses remanescentes sobre o Brexit, como é conhecida a saída do país insular do bloco europeu.

Segundo a Reuters, o entendimento deve flexibilizar normas alfandegárias que incidem sobre produtos que passam do Reino Unido para a Irlanda do Norte.

Ainda pelos termos do pacto, Londres poderá impor novos impostos e decidir regras para subsídios, conforme a agência.

O regimento ficou conhecido como Protocolo da Irlanda do Norte e busca evitar a criação de uma fronteira física na ilha da Irlanda, desde que o Brexit entrou em vigor, no início de 2021.

Uma eventual separação poderia ser interpretada como violação do Acordo de Belfast, que assegurou a paz na região em 1998.