IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Haddad: Arcabouço não é uma regra de dívida; não acredito que funcionaria

Brasília, 10

10/03/2023 19h52

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira, 10, o que o novo arcabouço fiscal será uma "combinação virtuosa" de mecanismos para acompanhar contas públicas. Segundo ele, a norma não será uma regra de dívida. As declarações foram feitas em entrevista à CNN Brasil.

"O desenho do arcabouço foi muito bem recebido por pessoas que não estão no mercado. Procuramos fazer combinação entre Lei de Responsabilidade Fiscal e teto de gastos que afaste os defeitos das duas. O arcabouço não é uma regra de dívida porque eu não acredito que funcionaria", disse.

Segundo Haddad, o teto de gastos é polêmico e inexequível. Além disso, ele declarou que a LRF tinha virtudes, problemas e o maior deles é que era uma regra pró-cíclica.

O ministro também voltou a criticar os juros no Brasil, atualmente em 13,75% ao ano, e declarou que tomou providências para reduzir o déficit público.

"Tenho de seguir protocolo para que façam leitura adequada. Antecipamos anúncio de arcabouço porque percebi que estava gerando tensão. Precisamos harmonizar as políticas fiscal e monetária. Estamos com taxa de juro muito elevada, déficit fiscal muito elevado", disse.

Haddad ainda disse que tem uma ótima relação com o presidente Lula. "O presidente tem jeito muito descontraído. É muito carinhoso comigo", disse.