Comitê do FMI avança em debate sobre alívio de dívida, mas reunião termina sem comunicado
Os 24 membros do grupo consultivo, que incluem representantes de Brasil, Estados Unidos e Rússia, não firmaram consenso por um comunicado conjunto sobre a conferência. No entanto, o IMFC divulgou uma declaração assinada pela ministra da Economia da Espanha, Nadia Calviño, que exerce a presidência do comitê.
De acordo com a nota, o grupo reforçou apoio à atuação do FMI e do Banco Mundial para acelerar o programa de alívio de dívida do G20. "Dado o aumento das vulnerabilidades nos países de renda média, é fundamental que a comunidade internacional encontre maneiras de promover uma coordenação mais forte entre os credores para a reestruturação da dívida", defende.
O IMFC também elogiou o estabelecimento de um novo fórum de discussões sobre o tema, a chamada Mesa Redonda de Dívida Soberana Global (GSDR, na sigla em inglês). O comitê ainda citou a necessidade de concluir a reestruturação para países como Zâmbia, Gana e Etiópia.
A declaração ressalta ainda que o cenário econômico global enfrenta "elevadas incertezas", ainda que a atividade mundial tenha demonstrando alguma resiliência. "Neste contexto global incerto, políticas decisivas, bem calibradas e ágeis adaptadas às circunstâncias específicas de cada país são essenciais para consolidar uma recuperação sustentável, salvaguardar a estabilidade macroeconômica e financeira global, apoiar os vulneráveis e fortalecer a resiliência", destaca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.