IPCA
0,42 Fev.2024
Topo

Presidente do governo espanhol confirma disposição para acordo Mercosul-UE assinado em 2023

Madri

26/04/2023 11h45

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, confirmou a disposição de trabalhar para que a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia (UE) se concretize ainda este ano. Para Sánchez, o momento de grandes desafios que vive o mundo é propicio para que a parceria entre os dois blocos se concretize.

"O momento é de incertezas e de oportunidades, e o Brasil e Espanha compartilham de várias visões, como a urgência em trabalhar questões climáticas e ambientais. Se temos uma oportunidade, ela é agora, a Europa precisa de aliados. Vamos trabalhar para superar dúvidas de alguns países", disse Sánchez, acrescentando que seu compromisso com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é trabalhar para atingir o acordo Mercosul-UE.

Segundo Sánchez, são poucos os pontos em que precisa haver ajustes até que se firme o acordo e a disposição é estreitar as relações entre os dois blocos.

O presidente de governo da Espanha lembrou que o país é o segundo investidor estrangeiro no Brasil e disse que os acordos firmados nesta quarta são uma continuidade depois de o Brasil ter ficado ausente do cenário internacional por anos. "O Brasil é uma potência e não ouvimos a sua voz por muitos anos", afirmou.

Sánchez disse ainda que "vimos o Brasil e os EUA passarem por barbáries contra o estado democrático e damos extrema importância a esta visita".