Ajay Banga assume presidência do Banco Mundial para mandato de 5 anos, substituindo Malpass
Na ocasião, Yellen expressou o seu forte desejo de continuar colaborando em proximidade com Banga na evolução de bancos multilaterais de desenvolvimento (MDBs), como o Banco Mundial, segundo comunicado da pasta. Isso incluiria aumentar a quantidade de capital privado mobilizado para os objetivos de desenvolvimento global, disse o governo.
A secretária reiterou a necessidade de continuar apoiando os países-membros mais pobres do Banco Mundial à medida que enfrentam várias crises, a exemplo dos "ventos contrários macroeconômicos globais contínuos exarcebados pela guerra da Rússia na Ucrânia".
Banga nasceu na Índia e tem cidadania americana. Ele também é ex-presidente do Conselho Empresarial EUA-Índia (USIBC) e foi ainda presidente da Câmara de Comércio Internacional (ICC, na sigla em inglês).
O novo dirigente foi uma indicação do governo do presidente Joe Biden, e substitui David Malpass, que havia sido apontado pelo ex-presidente Donald Trump.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.