Gopinath defende revitalização da OMC para mitigar fragmentação do comércio global
A primeira vice-diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, defendeu que a comunidade internacional deve trabalhar para fortalecer o sistema multilateral baseado em regras, com objetivo de mitigar a fragmentação do comércio global.
Em discurso durante evento do Stanford Institute for Economic Policy Research, Gopinath argumentou que esse processo demanda a retomada do funcionamento do mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC), paralisado desde 2019.
Para a economista, os países também deve buscar mais progressos na gestão de subsídios e restrições ligadas à segurança nacional, além do desenvolvimento de normas para o uso apropriado de políticas industriais.
Gopinath, no entanto, reconhece que essas são medidas complexas. Para ela, alguns passos pragmáticos devem ser tomados antes, como a manutenção de canais de comunicação entre rivais. "Diálogo entre EUA e China - que estamos testemunhando agora - pode ajudar a evitar a concretização do pior cenário", disse.
A dirigente acrescenta que as nações precisam encontrar áreas em que possam trabalhar conjuntamente, apesar do impasse em outras questões. Ela cita como exemplo as discussões no âmbito do clima e de regulação para o comércio digital.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.