Oito dos 9 grupos pesquisados tiveram altas de preços no IPCA-15 de novembro
Oito dos nove grupos de produtos e serviços que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registraram altas de preços em novembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Houve deflação apenas em Educação, ligeiro recuo de 0,01%, sem contribuição (0,00 ponto porcentual) para o IPCA-15 no mês.
Os grupos com aumentos foram Alimentação e Bebidas (1,34%, impacto de 0,29 ponto porcentual), Habitação (0,22%, impacto de 0,03 p.p.), Transportes (0,82%, impacto de 0,17 p.p.), Artigos de Residência (0,11%, impacto de 0,00 p.p.), Saúde e Cuidados Pessoais (0,18%, impacto de 0,02 p.p.), Vestuário (0,36%, impacto de 0,02 p.p.), Despesas Pessoais (0,83%, impacto de 0,08 p.p.) e Comunicação (0,11%, impacto de 0,01 p.p.).
O resultado geral do IPCA-15 em novembro foi decorrente de altas de preços em todas as 11 regiões pesquisadas.
A taxa mais branda ocorreu em Porto Alegre (0,25%), enquanto a mais acentuada foi registrada em Recife (0,94%).
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