Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Smartphones mais baratos puxam alta de 11,3% do mercado de celulares

01/08/2011 12h11

SÃO PAULO - O mercado mundial de telefones celulares cresceu 11,3% no segundo trimestre de 2011, ante o mesmo período de 2010. Apesar da evolução, a alta foi inferior à registrada no primeiro trimestre deste ano, quando o mercado avançou 16,8%.

De acordo com os dados da consultoria de TI (Tecnologia da Informação) IDC (International Data Corporation), as perspectivas eram de que o crescimento fosse de 13,3% no período.

Recursos

Apesar do crescimento mundial do mercado de celulares, o comércio de recursos para os dispositivos móveis mostrou queda de 4% entre o segundo trimestre deste ano, em relação a igual período do ano passado.

A redução foi mais intensa nas economias desenvolvidas, como Estados Unidos, Japão e Europa Ocidental, reflexo da alta transição dos usuários para os smartphones.

De acordo com o relatório da IDC, essa foi a primeira queda desde o terceiro trimestre de 2009. O resultado foi pressionado basicamente pela combinação de dois fatores: gastos mais conservadores e, conforme já apontado, a contínua transição aos smartphones.

Smartphones

O mercado global de telefones celulares vem sendo impulsionado atualmente pela venda dos smartphones. “Apesar de não ser uma tendência nova, as vendas de smartphones têm sido a principal explicação para o crescimento desse mercado nos últimos trimestres. Isso mostra um claro ponto de transição, percebido no aumento do número e na variedade de recursos de smartphones presente no portfólio dos produtores”, avalia o analista da IDC, Ramon Llamas.

Na América Latina, o relatório da IDC observa que o crescimento foi puxado pelo baixo custo dos smartphones, principalmente daqueles que possuem recursos ligados às redes sociais.

Os custos mais baratos dos aparelhos, incluindo os com sistema Android, é o principal fator que impulsiona a presença dos smatphones em países da América Latina. Os preços aparecem como o grande divisor de águas e será o diferenciador, assim como os aplicativos e recursos, entre os fabricantes de celulares Android no futuro.

As principais marcas

De acordo com o IDC, as cinco principais marcas de aparelhos atualmente são Nokia, Samsung, LG Eletronics, Aplle e ZTE. Entre elas, a maior participação de mercado no segundo trimestre deste ano ficou com a Nokia, com 24,2% de presença. Na sequência, vieram a Samsung e a LG Eletronics, com 19,2% e 6,8%, respectivamente.

Em relação ao volume de vendas, das 365,4 milhões de unidades vendidas entre abril e junho deste ano, 88,8 milhões foram da Nokia, 70,2 milhões da Samsung, 24,8 milhões da LG Eletronics, 20,3 milhões da Apple e 14,6 milhões da ZTE.