IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cinco softwares que ajudam a aumentar a produtividade de pequenas e médias empresas

25/09/2014 18h13

SÃO PAULO – Aumentar a produtividade é sempre algo que as empresas procuram. No entanto, nesse quesito, o Brasil vigora em posições pouco atraentes, ficando atrás até mesmo de países em desenvolvimento.

De acordo com o IMD (Instituto Internacional de Gestão do Desenvolvimento, em inglês) o Brasil está na 54ª posição dentre 60 países pesquisados no Índice de Competitividade Mundial 2014.

Algumas ferramentas que podem ajudar pequenas e médias empresas a aumentarem a sua produtividade e, assim, obter melhores resultados.

Confira cinco softwares que auxiliam a vida de empreendedores a tentar driblar o ambiente burocrático presente no Brasil:

NEX
Valor:
gratuito
O software de gestão comercial NEX ajuda pequenos lojistas a ter controle sobre todo o negócio, como estoque, registro de vendas, o contato rápido dos fornecedores e o cadastro de clientes.

Nibo
Valor: R$ 49,50, sendo os 30 primeiros dias gratuitos
Gerenciar de forma correta e ativa o departamento financeiro da sua empresa está diretamente relacionado ao desempenho que você alcançará no seu negócio. A plataforma online de gestão financeira para pequenas e médias empresas Nibo ajuda empreendedores a acompanhar de forma unificada e completa todos os processos da empresa, como geração do fluxo de caixa, entrada e saída de recursos, elaboração de relatórios, organização de contatos, conciliação bancárias, entre outras funcionalidades.

Scopi
Valor:
depende do contrato
Com o software online de gestão estratégica Scopi é possível elaborar planos estratégicos, monitorar equipes, prazos e custos, por meio de acompanhamento de indicadores e metas. A plataforma também auxilia na delegação de tarefas e ajuda a localizar arquivos e documentos. A plataforma é online e pode ser acessada de qualquer local, facilitando a gestão.  

Trello
Valor: Gratuito
O software dispõe de um quadro onde se criam listas. Cada lista define os passos de uma ação específica, como "fazer", "em progresso", "em revisão", "aprovado”, entre outros. Todos os funcionários da empresa têm acesso a ferramenta, que mostra quando um usuário criou uma nova tarefa ou realizou uma modificação. É baseado no Kanban, sistema de gerenciamento de processos e de controle logístico implementado pela Toyota com o intuito de aumentar o nível de produção da montadora nos anos 1950.

Wrike
Valor: a partir de R$ 49; para equipes com menos de cinco pessoa é gratuito
Para qualquer empresa, integrar a equipe aos seus projetos é fundamental para melhorar a organização e a comunicação de todos os envolvidos. Esse é o objetivo do Wrike, software que ajuda a gerenciar projetos online, de modo que os usuários possam fazer alterações, priorizar tarefas, acompanhar agenda e colaborar com os projetos em tempo real.