IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Senador volta atrás em decisão de tributar fundos imobiliários já existentes

18/12/2015 11h00

SÃO PAULO - Nessa semana, a alteração de uma medida provisória proposta pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), fez com que os investidores em renda fixa e fundos imobiliários ficassem em alerta. Contudo, ele parece ter voltado atrás de sua decisão em relação aos fundos imobiliários.

Para os FII, a proposta do senador era começar a tributar os rendimentos mensais deles, que hoje são isentos da mordida do leão. No entanto, agora, o senador, apresentou outra proposta, em que a regra só valeria para fundos novos.

"Parágrafo único. A partir de 1º de janeiro de 2016, os fundos de investimento imobiliário existentes na data da publicação desta Lei continuarão sendo tributados de acordo com a legislação vigente em 31 de dezembro de 2015 desde que não haja novas captações de recursos ou emissão de novas cotas após 1º de janeiro de 2016", relata o texto apresentado.

Para os novos fundos, a tributação ficaria em 17,5%. A notícia já influencia o mercado de fundos imobiliários. O IFIX, índice do setor, opera em alta nessa sexta-feira (18).