IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Abate de bovinos cresce 6,6% em MT

12/02/2016 12h10

SÃO PAULO - Em janeiro, o abate de bovinos em Mato Grosso chegou a 413,07 mil cabeças, aumento de 6,6% na comparação com dezembro/15, o maior índice registrado nos últimos 12 meses segundo informações do  Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea).

Na avaliação do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o aumento nos abates é reflexo da elevação no abate de fêmeas de 26%, já que o abate de machos apresentou redução de 4% no último ano. 

O acréscimo no abate das vacas é característico no início de ano, visto que os pecuaristas descartam parte das matrizes que não emprenharam após a estação de monta, devido ao custo de oportunidade de mantê-las no rebanho sem produzir.    

Pastagens - As chuvas, os últimos três meses de 2015 ficaram abaixo da média em algumas regiões do Estado. Em Sinop,    o acumulado de chuvas  no quarto trimestre de 2015 foi o menor da série histórica, segundo a Somar Meteorologia.

Diante desse cenário, a formação das pastagens chegou a ser comprometida, no entanto, em 2016 com o retorno das chuvas, volumes acima da média foram registrados em janeiro/16, e para os próximos meses as previsões da Somar indicam volumes satisfatórios de chuvas