IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fim de semana agitado nas eleições dos EUA reforça "Trump x Hillary" em novembro

22/02/2016 17h12

SÃO PAULO - O fim de semana foi bastante agitado nos Estados Unidos, com diversas novidades envolvendo a corrida eleitoral, que caminha para a confirmação de uma disputa entre o republicano Donald Trump e a republicana Hillary Clinton em novembro. Os dois foram os vencedores das prévias realizadas no sábado e deixaram o cenário muito complicado para seus concorrentes.

Trump teve 32,5% na Carolina do Sul, seguido de Marco Rubio com 22,5% e Ted Cruz, com 22,3%.  A incapacidade da Cruz para se distinguir de Rubio no Estado foi um golpe para sua campanha, que contou com um investimento pesado para reunir apoio entre a grande população de eleitores evangélicos da Carolina do Sul.

A vitória de Trump deu a ele pelo menos 44 dos 50 delegados do Estado, totalizando 61 delegados, em comparação com os 11 de Cruz e 10 de Rubio, de acordo com um registro feito pela Real Clear Politics. Os republicanos precisam de 1.237 delegados para ganhar a nomeação do partido.

Além da disputa, o lado republicano também teve uma grande surpresa com a saída de Jeb Bush da disputa após ficar apenas no quarto lugar, encerrando o sonho de se tornar o terceiro presidente da família, seguindo seu pai e irmão. "As pessoas de Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul mostraram sua opinião, e eu realmente respeito a decisão delas", disse Bush emocionado em Columbia.

Enquanto isso, no cenário democrata, onde a disputa é mais centralizada em Hillary e Bernie Sanders, a senadora começa a abrir vantagem com sua vitória em Nevada e agora tem  502 delegados contra 70 de Sanders.

No partido, são necessários 2.383 delegados para garantir a nomeação. Com isso, Sanders precisa agora vencer 57% dos delegados restantes para conquistar a nomeação.

Nevada não tem tanta representatividade quanto Ohio, por exemplo, mas está bem acima de New Hampshire - onde Sanders venceu - para os democratas. É importante destacar também que o estado foi o marco zero da crise de habitação, e Sanders fez questão de usar esse tema em seus cartazes em Nevada. Sem a vitória neste fim de semana, analistas começam a ver grandes dificuldades para a campanha de Sanders em outras regiões.