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“Tenha cuidado com links, senhas e mensagens”, alerta BC sobre abertura de conta pela internet

18/05/2016 11h18

SÃO PAULO – O Banco Central (BC) divulgou nesta quarta-feira (18) o 14º Boletim Consumo e Finanças, que trata do serviço de abertura e fechamento eletrônico de conta corrente e poupança, que passou a ser disponibilizado no mês de abril. O BC destacou que a oferta deste serviço pelas instituições é facultativa e vale apenas para contas de pessoas físicas. No entanto, se conseguir abrir conta por meio eletrônico, o correntista também terá o direito de fazer o encerramento da mesma maneira.

O BC lembrou que não se trata de um outro tipo de conta, mas apenas da possibilidade da conta ser aberta e encerrada sem a necessidade de o cliente ir a uma agência bancária. Também não há cobrança de tarifa específica para esse serviço.

“As demais regras para abertura e encerramento de uma conta devem ser observadas. São elas: identificação do cliente, contrato do qual conste os direitos e as obrigações das partes envolvidas, tarifas, adequação de produtos e serviços financeiros e prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo”, diz o boletim.

O BC também alerta os clientes em relação a procedimentos de segurança e possíveis tentativas de fraudes cometidas pela internet. “Tenha cuidado com mensagens que sugiram links para atualização e confirmação de dados cadastrais, solicitação de senhas, links com vírus maliciosos e mensagens alarmistas para evitar problemas em sua conta bancária”, diz a autoridade monetária.

O boletim destaca ainda a importância do cliente confirmar se o site realmente é da instituição financeira, além de exigir comprovantes de abertura e de encerramento da conta e imprimir ou salvar adequadamente os respectivos contratos. “Visando dar mais segurança ao processo, algumas medidas para a identificação dos clientes poderão ser solicitadas, tais como o reconhecimento de imagem (fotografia) e de voz e a exigência de certificado digital”.