Preço do feijão carioca bate recorde histórico
SÃO PAULO - O preço do feijão carioca disparou nesta semana em quase todo Brasil. Em São Paulo, a cotação fechou na última terça-feira (31) em R$ 400,00 a saca de 60 quilos. Segundo o Departamento de Econômica Rural do Paraná (Deral), a alta nos preços do feijão carioca já acumula 44% nos últimos 12 meses.
A escassez do grão no mercado motivou a valorização, que vem nesta escalada de preço desde dezembro do ano passado, depois de estimativas de redução da área plantada. Segundo analistas da bolsinha do feijão de São Paulo, o grão de maior qualidade (nota 9,5) esteve em falta praticamente todo mês de abril.
No Paraná - maior produtor do grão – a área da primeira safra foi 5% menor e o excesso de chuva atrasou o plantio e a colheita, que vai ter perdas de 11%, segundo estimativas do Deral. A segunda safra do Paraná, que está em fase de colheita, também foi prejudicada pelo clima e a quebra é ainda superior, estimada em 17%, somando um pouco mais de 300 mil toneladas.
A alta no preço do feijão carioca tem puxado o preço de outras variedades, como o feijão preto e o caupi (fradinho). A cotação do feijão preto, por exemplo, acumula alta de 17% nos primeiros quatro meses do ano, enquanto a inflação foi de 3,25% em igual período.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.