Governo quer aumentar em 15% a mistura de biodiesel ao óleo diesel
SÃO PAULO - O Ministério de Minas Energia pretende aumentar para 10% a mistura de biodiesel ao diesel até 2019. A proposta é fazer um aumento gradual passando dos atuais 7% para 8% em 2017, depois 9% em 2018 e 10% em 2019 até alcançar a meta de 15% de mistura. Porém ainda é necessário que testes sejam feitos em motores e haja aprovação do Conselho Nacional de Política Energética.
Por isso, o governo criou nesta semana um grupo de trabalho para desenvolver pesquisas e testes em veículos automotores para que seja possível o aumento da mistura do biodiesel ao óleo diesel nos próximos três anos.
O aumento da mistura visa reduzir as importações de óleo diesel e a poluição ambiental, além de incentivar a agricultura familiar, já que o biodiesel pode ser extraído de diversas fontes como mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja.
Dados do Ministério de Minas e Energia mostram que, entre 2007 e 2014, foram economizados mais de US$ 5 bilhões com a importação de óleo diesel. Atualmente, a União Europeia, os Estados Unidos e o Brasil são os maiores mercados mundiais de Biodiesel, mas é a Argentina, grande produtor de oleaginosas, um dos principais produtores de biodiesel.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.