IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Assessor de investimentos aponta onde investir com impeachment de Dilma Rousseff

29/08/2016 09h57

SÃO PAULO – Após vários meses, nessa semana chegará ao fim o processo de impeachment da Dilma Rousseff (PT). A expectativa de analistas políticos é que o Senado Federal opte pelo afastamento da política e o mercado brasileiro já precifica esse cenário há algum tempo. No entanto, como o investidor pode se comportar nesse momento?

O assessor de investimentos da Valor a Mais Investimentos Claudio de Lucca comenta que o principal foco do mercado, nesse momento, é nas diretrizes da nova gestão no governo federal. “Temer tem uma boa interlocução no Congresso, o que faz com que o sentimento geral seja de melhora na economia brasileira, mas não há como saber especificamente”, comenta Claudio.

Um dos cenários mais esperado pelos analistas é o de queda na taxa básica de juros. Claudio, contudo, afirma que isso deve acontecer somente quando a inflação no país mostrar algum sinal mais forte de recuo, o que não aconteceu até o momento. “Com isso, acho que a estratégia de investir em títulos pós-fixados é mais segura e certeira nesse momento”, aponta o assessor de investimentos.

“Os títulos prefixados já precificaram com muita força a queda de juros e talvez ela não aconteça tão cedo. O maior desafio atual é o controle da inflação e, assim, as taxas de juros podem se manter mais altas por algum tempo”, relata. Com isso, a estratégia de investir em títulos prefixados e vende-los antes de seu vencimento, para lucrar com a sua valorização, pode não se mostrar tão interessante nesse momento.

Claudio ainda aponta que outra tendência de investimento que se mostra mais atraente nesse momento é a aplicação em fundos multimercados. “Alguns títulos estão com problema de escassez e você vê fundos que acabam tendo um grande destaque em um cenário mais incerto de investimentos”, atesta. O investidor pode, nesses fundos, confiar na capacidade de um gestor mais capacitado para analisar adequadamente as tendências de investimentos e adotar diferentes estratégias.