PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

Quer renda? Professor aponta melhor aplicação para fazer e conseguir rendimentos todo mês

31/10/2016 08h54

SÃO PAULO – Conseguir renda é um dos grandes objetivos de muitos investidores. Afinal, ter um dinheiro pingando na conta todo semestre ou mesmo todo mês é sempre algo bom, não? No entanto, muita gente acaba fazendo alocações erradas para conseguir renda, sem levar em conta impostos, custos e o cenário de médio e longo prazo, por exemplo. Assim, qual seria o melhor investimento para conseguir renda?

Na opinião do professor do InfoMoney Educação e especialista no assunto Arthur Vieira de Moraes, são os fundos imobiliários. Esse tipo de fundo é listado em bolsa e sua cotação pode ser acompanhada diariamente pelos investidores, o que, por si só, faz com que seja um mercado muito mais transparente e com mais liquidez do que o de imóveis propriamente.

Além disso, a maioria dos fundos imobiliários costuma pagar seus rendimentos mensalmente e eles contam com isenção de imposto de renda. “Além de serem obrigados por lei a distribuir 95% de seu lucro para os cotistas, o investidor ainda conta com o imposto de renda como outro benefício”, comenta Arthur.

Além disso, a transparência desse investimento faz com que o investidor tenha segurança em aplicar. Isso acontece porque os fundos precisam prestar contas a seus cotistas e é possível saber exatamente as propriedades em que cada fundo investe e seus contratos. “Se forem contratos atípicos, onde o locatário precisaria pagar o valor integral do aluguel até seu prazo final em caso de saída, melhor ainda, uma vez que o investidor fica mais seguro”, atesta.

Outra vantagem dos fundos imobiliários é o fato de que o investidor consegue, com pouco dinheiro, entrar no mercado imobiliário e com muito mais diversificação do que conseguiria sozinho, muito provavelmente. Com uma cota de um fundo, é possível ser dono de uma parte de um escritório na Faria Lima, por exemplo, enquanto que comprar um imóvel residencial ou comercial sozinho certamente será muito mais caro.