Monsanto mira agricultura digital e seleciona produtores para testar solução
Após ser adquirida pela Bayer – em negócio que ainda aguarda aprovação por parte dos órgãos reguladores, inclusive no Brasil -, a Monsanto, especializada em biotecnologia, direciona investimentos agora para o mercado de agricultura digital. Em evento nesta quarta-feira (07), o CEO da empresa no Brasil, Rodrigo Santos, adiantou que, por meio de sua subsidiária The Climate Corporation, a empresa planeja lançar em 2017 sua primeira plataforma de serviços de agricultura de precisão digital no mercado brasileiro. “Para esta safra, selecionamos 100 produtores de soja e milho do Mato Grosso, Goiás e Bahia que estão testando a solução”, disse Mateus Barros, líder da The Climate Corporation para a América do Sul.
A ferramenta digital terá como estrutura captar informações por meio de sensores instalados nas máquinas no campo, para em seguida analisá-las e oferecer recomendações relacionadas a plantio e colheita. “Quando opta por plantar soja ou milho, por exemplo, o produtor precisa tomar entre 40 e 50 decisões, que vão desde a escolha do tipo de semente, a adubação, o uso de defensivos até a época de colheita, a escolha de equipamentos, o armazenamento, transporte e comercialização”, ressaltou Santos.
“O uso da tecnologia da informação, com algoritmos e redes neurais, possibilita analisar as áreas dos talhões de cultivo para entender suas características e fornecer informações relevantes sobre a produtividade do todo e de cada uma delas de forma separada”, explicou o executivo, acrescentando que nos Estados Unidos, a plataforma já conta com cerca de 100 mil agricultores cadastrados.
De acordo com Santos, ao se aproveitar a particularidade de cada metro quadrado de um talhão é possível maximizar a produção. “O avanço da ciência de dados na agricultura será fundamental para auxiliar a adaptação da atividade aos desafios complexos impostos pela crescente demanda por alimentos, bem como pelas mudanças climáticas”, acentuou.
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