IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Moedas - Libra sobe com expectativas menos pessimistas sobre Brexit

20/09/2019 11h51

A libra esterlina subiu para novas máximas contra o euro e o dólar nesta sexta-feira, com o otimismo de que o Reino Unido e a UE evitarão um Brexit desordenado em 31 de outubro, embora a base de tais esperanças permaneça aberta a perguntas.

Às 5h15, a libra estava em US$ 1,2565. Também estava em 1,1364 contra o euro, tendo atingido anteriormente uma alta de quatro meses de 1,1380.

A libra havia começado a subir na quinta-feira depois que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que o Reino Unido e a UE ainda poderiam fazer um acordo para evitar um Brexit desordenado em 31 de outubro.

No entanto, os comentários de Juncker representaram pouco mais do que uma reafirmação do que há muito tempo é a política da UE em relação às negociações sobre o Brexit, e Juncker disse em outro lugar da entrevista que não havia lido as últimas propostas do Reino Unido sobre como romper o impasse sobre o Brexit, o chamado "a fronteira irlandesa", sob o qual a província britânica da Irlanda do Norte provavelmente permanecerá mais alinhada com a regulamentação da UE no futuro.

Por outro lado, o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney, disse à mídia local na sexta-feira que ainda havia uma "grande lacuna" entre os dois lados e que muito do que estava sendo apresentado como progresso pelo Reino Unido dava volta "em círculos".

As últimas propostas do Reino Unido, que foram enviadas por escrito à UE nesta semana, não estão vinculadas juridicamente e, portanto, ainda não atendem ao principal desejo da UE de garantias legais adequadas.

Enquanto isso, o dólar foi amplamente mais baixo em meio a um renascimento do apetite ao risco causado pela retomada das negociações comerciais entre autoridades chinesas e americanas. As negociações de alto nível devem ser retomadas no início de outubro.

Isso ajudou o iuan chinês a se fortalecer um pouco, assim como o fato de outro corte na taxa de empréstimo de um ano do Banco Popular da China não facilitar as condições financeiras tanto quanto alguns esperavam.

Outro beneficiário foi o rublo russo, que atingiu seu nível mais alto em relação ao dólar desde o final de julho. Às 5h15, estava em 63,85 por dólar.

O iene de porto-seguro permaneceu praticamente inalterado depois que o Banco do Japão tomou medidas para aumentar a curva de rendimento doméstica, enquanto os dados de inflação dos preços ao consumidor ficaram mais fracos do que o esperado, aumentando a pressão sobre o BoJ para tomar mais medidas na reunião de política do próximo mês optou por deixar sua política inalterada nesta quinta-feira.