IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Moedas - Libra em alta após Farage declarar que não disputará contra conservadores

11/11/2019 10h15

A libra subia na segunda-feira quando Nigel Farage, líder do Partido do Brexit, declarou que seu partido não disputará nenhum assento atualmente ocupado pelo Partido Conservador nas eleições gerais de 12 de dezembro.

A medida aumenta as chances de o Partido Conservador ganhar a maioria nas pesquisas e, consequentemente, implementar o acordo de retirada da UE, garantido no mês passado pelo primeiro-ministro Boris Johnson.

"Agora temos uma aliança com a Leave, embora a tenhamos feito unilateralmente", disse Farage em uma reunião do partido. "Isso impede que um segundo referendo aconteça e que hoje para mim é a coisa mais importante em nosso país".

Atualmente, os conservadores detêm 317 dos 655 assentos na Câmara dos Comuns. Embora eles detenham uma liderança dominante nas pesquisas de opinião nacionais, o sistema eleitoral não garante que essa liderança ainda pode não ser suficiente para garantir a maioria. Enquanto os principais partidos da oposição têm opiniões e políticas diferentes sobre o Brexit, todos querem revogar a decisão inicial de sair ou realizar um segundo referendo.

A libra saltou cerca de meio centavo em relação ao euro e ao dólar após os comentários, enquanto o rendimento na moeda dourada de 10 anos subiu cerca de três pontos base para 0,80%.

Ao aumentar a probabilidade de uma vitória clara para os conservadores, os comentários de Farage removem parte da incerteza política sobre os ativos do Reino Unido, mesmo que uma vitória conservadora faça pouco ou nada para estabelecer o relacionamento de longo prazo do Reino Unido com a UE. maior parceiro comercial.

Os efeitos da incerteza crônica sobre o Brexit foram visíveis na segunda-feira passada, quando o Escritório de Estatísticas Nacionais anunciou que a economia do Reino Unido cresceu em sua taxa anual mais lenta desde 2010 no terceiro trimestre deste ano, com o investimento empresarial saindo particularmente ruim.

Ao se recusar a candidatar-se contra os conservadores, o partido de Farage torna mais fácil para os membros do parlamento resistirem aos desafios dos democratas liberais que permanecem em áreas como o sudoeste da Inglaterra e Londres.

"Havia um grande número de apoiadores do Brexit no país que temiam que, se Nigel Farage e o Partido Brexit estivessem em todos os lugares, eles poderiam ser o partido que fez com que o Brexit não acontecesse", Jonathan Isaby, editor do site Brexit Central, disse à Sky News.

No entanto, também torna mais fácil para os partidos de oposição definirem seus adversários durante a campanha, sublinhando que um voto destinado a entregar o Brexit também será um voto para uma série de políticas conservadoras menos populares.

"Um voto para os conservadores de Boris Johnson é um voto para a política de Nigel Farage", twittou Keir Starmer, porta-voz do Labour no Brexit.

Além do Brexit, Farage no passado argumentou para o Reino Unido reformar seu sistema de saúde de acordo com as linhas de seguro. Tais sugestões já haviam gerado intensa resistência.