IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Em Dalian, futuros do minério de ferro registram ganhos de 1,25% na terça-feira

10/12/2019 08h43

Mais uma vez, a sessão desta terça-feira foi marcada por importante valorização para os contratos futuros do minério de ferro, que são transacionados na bolsa de mercadorias e futuros da cidade chinesa de Dalian. O ativo com o maior volume de negócios, com data de vencimento para maio do próximo ano, avançou 1,25% para um total de 649,50 iuanes por tonelada, o que representa ganho de 8,00 iuanes em relação ao valor de liquidação da véspera, que foi de 641,50 iuanes/t.

No mesmo sentido, o dia também foi de ganhos nas cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são negociados na bolsa de mercadorias da também chinesa cidade de Xangai. O contrato de maior liquidez, com entrega para maio de 2020, somou 13 iuanes para 3.505 iuanes por tonelada. Já o de janeiro próximo, segundo em volume, valorizou 40 iuanes para 3.683 iuanes por cada tonelada.

Os índices acionários da China fecharam quase estáveis nesta terça-feira e as negociações foram fracas, com os investidores aguardando para ver se os Estados Unidos irão adotar novas tarifas sobre produtos chineses em 15 de dezembro, o que deve complicar os esforços para acabar com a guerra comercial.

Os investidores continuam cautelosos depois que dados mostraram que os preços ao produtor na China caíram pelo quinto mês seguido em novembro, enquanto os preços ao consumidor saltaram devido aos alimentos, complicando os esforços das autoridades para ampliar a demanda.

Uma autoridade chinesa disse na segunda-feira que Pequim espera fechar um acordo comercial com Washington o mais rápido possível antes que novas tarifas dos EUA entrem em vigor neste fim de semana, mas os investidores estão evitando grandes apostas em um acordo provisório.