IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Dois milhões de jovens querem um mundo sem armas nucleares

13/05/2010 12h45

NOVA YORK, 13 de maio /PRNewswire/ -- No dia 11 de maio, uma petição com 2.276.167 assinaturas de jovens pedindo a adoção de uma Nuclear Weapons Convention (Convenção de Armas Nucleares) para a proibição abrangente das armas nucleares foi entregue   Embaixadora Leslie B. Gatan, conselheira do presidente sobre a Conferência para Análise do Nuclear Non-Proliferation Treaty (NPT -- Tratado de Não Proliferação Nuclear) em andamento, e a Sergio Duarte, Alto Representante das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento no New York Culture Center da associação budista SGI-USA.

As assinaturas, obtidas entre janeiro e março de 2010 por membros jovens da Soka Gakkai no Japão, foram entregues pelo líder do Youth Peace Committee (Comitê da Paz Jovem) Kenji Shiratsuchi, que declarou: "Cada uma dessas assinaturas representa a sincera dedicação e trabalho de um jovem. Pedimos que vocês iniciem o debate sobre uma Nuclear Weapons Convention na primeira oportunidade". Em uma mensagem, Daisaku Ikeda, Presidente da SDI, comentou que as assinaturas representam um diálogo valioso para a paz e simbolizam o imenso poder que existe no interior das pessoas comuns.

O Embaixador Duarte expressou sua gratidão para com o forte suporte da SGI ao primeiro elemento da proposta de cinco pontos do Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon, para a abolição nuclear -- negociações de uma Nuclear Weapons Convention -- acrescentando: "O apoio generalizado por parte da sociedade é a base mais forte possível para iniciativas de desarmamento futuro".

O resultado de uma pesquisa sobre a opinião dos jovens sobre as armas nucleares realizada pela SGI em seis países e que demonstrou que 67% dos entrevistados acham o uso de armas nucleares inadmissível em qualquer circunstância, também foi entregue   ONU.

A reunião de 11 de maio, chamada de "Awaken to the Power of One Individual: New York Learns from Atomic Bomb Survivors" (Acordado pelo poder de um indivíduo: Nova York aprende com os sobreviventes da bomba atômica) contou com a participação de 400 pessoas. A pesquisa apresentou testemunhos de cinco hibakushas que participaram do projeto "Hibakusha Stories" que leva sobreviventes para falar nas escolas da Cidade de Nova York.

O Sr. Michi Hirata, sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, enfatizou: "Graças a oportunidades como estas, as pessoas da sociedade, da sociedade Ocidental, podem tomar conhecimento da natureza terrível e desumana das armas nucleares e contar para seus vizinhos, parentes e amigos".

A SGI fará uma mesa redonda para discussões chamada "Youth Say No to Nukes!" (Jovens, digam não  s armas nucleares!) sobre a ação jovem para a adoção da Nuclear Weapons Convention no Centro da Igreja em frente   sede da ONU das 13h15  s 14h45 na quarta-feira, dia 12 de maio.

A Soka Gakkai International é uma associação budista com 12 milhões de membros em 192 países e territórios. Ela tem uma história de 50 anos de trabalho voltado para a abolição das armas nucleares. Em 2007, a SGI lançou a campanha People's Decade for Nuclear Abolition (Década das Pessoas em Prol da Abolição Nuclear). Veja www.peoplesdecade.orgContato: Joan AndersonEscritório de Informação PúblicaSoka Gakkai InternationalTel.: +81-3-5360-9482Fax: +81-3-5360-9885URL: www.sgi.orgE-mail: janderson@sgi.gr.jpFONTE Soka Gakkai International13/05/2010CONTATO: Joan Anderson do Escritório de Informação Pública da Soka Gakkai International, +81-3-5360-9482, Fax: +81-3-5360-9885, janderson@sgi.gr.jp