Oi (OIBR3) aprova grupamento de ações 10 para 1: veja como calcular quantos papéis você terá na carteira
Os acionistas da Oi (OIBR3) aprovaram em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a proposta de grupamento da totalidade das ações ordinárias e preferenciais de emissão na proporção de 10:1.
Dessa forma, acionistas com ações OIBR3 e OIBR4 poderão notar uma mudança no seu volume de ativos na carteira de ações a partir do dia 17 de junho.
O grupamento de ações da Oi tem por objetivo principal o enquadramento da cotação das ações de emissão da empresa em valor igual ou superior a R$ 1,00 por unidade. O valor equivale ao mínimo exigido pelo regulamento de listagem da Brasil, Bolsa, Balcão (B3), a bolsa de valores brasileira.
Com o grupamento, as ações da Oi também voltarão a atendar um dos critérios para que sejam elegíveis à composição de índices de mercado, como o índice Bovespa da B3 (B3SA3).
Como calcular quantas ações da OIBR3 e OIBR4 terá na carteira?
O grupamento de ações será realizado na proporção de 10:1, de forma que cada lote de 10 ações de cada espécie será grupado em uma única ação da mesma espécie.
Assim, o investidor com 100 ações da OIBR3 ou OIBR4 passará a deter 10 ações da companhia, com o valor atualizado do papel. Um investidor com 2500 ações da Oi terá 250 ações e assim por diante, seguindo a proporção 10:1.
As ações de emissão da Companhia negociadas na forma de American Depositary Shares (ADSs) não farão parte da mudança, de forma que as paridades dos ADSs com as ações locais sofrerão um ajuste.
Como consequência, cada ação ordinária passará a representar 20 ADSs ON (1 ON: 20 ADSs ON), enquanto uma ação preferencial será equivalente a 100 ADSs PN (1 PN: 100 ADSs PN), sendo ON as ações ordinários e PN as preferenciais, relativas aos ticker de ações OIBR3 e OIBR4 respectivamente.
Capital social da Oi e período de ajustes
Ainda na AGE, foi aprovada a alteração da representação do capital social da "tele", respectivo às novas proporções.
O capital social da Oi passa a ser representado por 66.030.374 ações, sendo 64.453.102 ordinárias (ON: OIBR3) e 1.577.272 preferenciais (PN: OIBR4), todas nominativas e sem valor nominal de emissão.
A partir deste segunda-feira (13 de maio) até o dia 14 de junho de 2024, os acionistas poderão ajustar suas posições de ações, por espécie, em lotes múltiplos de 10 ações, mediante negociação na B3, de forma, inclusive, a permanecerem integrando o quadro acionário da Companhia após a efetivação do Grupamento.
A partir do dia 17 de junho de 2024, o pregão subsequente ao encerramento do Período para Livre Ajuste, as ações representativas do capital social da Oi passarão a ser negociadas exclusivamente grupadas na proporção resultante do grupamento.
Deixe seu comentário