A aliança Renault-Nissan irá lançar, nos próximos quatro anos, mais de 10 veículos com a tecnologia de condução autónoma
SUNNYVALE, Califórnia, 7 de janeiro de 2016 /PRNewswire/ -- A Aliança Renault-Nissan irá lançar mais de 10 veículos com a tecnologia de condução autónoma nos próximos quatro anos.
Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20140130/666713-a
A Aliança confirma o lançamento de uma gama de veículos com capacidades de condução autónoma que será comercializada, até 2020, nos Estados-Unidos, Europa, Japão e China. Esta tecnologia será instalada em modelos de grande volume e a preços acessíveis.
Para além disso, a Aliança Renault-Nissan irá lançar uma série de aplicações de conectividade que facilitarão o acesso dos passageiros às suas atividades profissionais, de lazer ou redes sociais.
"A Aliança Renault-Nissan está comprometida com o atingimento de um duplo objetivo "zero emissões e zero fatalidades"", declarou Carlos Ghosn Presidente-Diretor Geral da Aliança no Centro de Pesquisa da Renault-Nissan em Silicon Valley. "É por isto que estamos a desenvolver automóveis, destinados ao grande público de três continentes, equipados com sistemas de condução autónoma e com uma maior conectividade".
Zero emissões e zero fatalidades
A Aliança Renault -Nissan é o líder incontestado nos veículos zero emissões, com cerca de 300,000 veículos elétricos vendidos desde a venda do primeiro Nissan LEAF, na região de San Francisco Bay, em Dezembro de 2010.
A segurança e a eficiência dos automóveis da Aliança Renault-Nissan aumentaram de forma radical. O número de acidentes graves ou mortais a bordo de um Nissan baixou, no Japão, 61% nos últimos 20 anos; do mesmo modo na Renault estes indicadores diminuíram 80%, em França, nos últimos 15 anos.
A condução autónoma deverá permitir reduzir o fator de erro humano que está na origem de cerca de 90% dos acidentes mortais.
Os primeiros modelos equipados com um sistema de delegação parcial da condução "manutenção na via" chegarão ao Mercado ainda em 2016. Com esta funcionalidade o automóvel controla automaticamente a sua posição numa via, em autoestrada ou numa fila de trânsito. Os primeiros modelos da Aliança equipados com um sistema de delegação parcial da condução "mudança de via", que assegura a gestão automática dos perigos e permite a mudança de via em autoestrada, aparecerão em 2018. O ano de 2020 será o ano de lançamento do modo "Gestão autónoma das intersecções" através do qual o automóvel poderá andar em cidade sem qualquer intervenção do condutor.
A aliança irá lançar, no decorrer de 2016, uma nova aplicação para aparelhos móveis que permitirá a interação à distância com o automóvel. No próximo ano será lançado o "Sistema Multimédia da Aliança" que irá oferecer novas funcionalidades multimédia e de navegação, que otimizará a integração com os smartphones e permitirá a atualização, em tempo real, das cartografias. Em 2018 a plataforma da Aliança "Conectividade & Internet das Coisas", irá acolher um "Assistente Pessoal Virtual" para os clientes particulares e profissionais.
Todas as tecnologias da Aliança relativas à condução autónoma estarão disponíveis como opção.
Convergir para ganhar
Em 2014 a Aliança Renault-Nissan fez convergir as divisões de engenharia das duas empresas. Os engenheiros da Renault e da Nissan trabalham em conjunto de forma a evitar a duplicação do desenvolvimento das novas tecnologias. As tecnologias desenvolvidas em comum são colocadas à disposição de cada uma das empresas que as utilizam em função das necessidades manifestadas pelos seus clientes.
Os engenheiros da Renault e da Nissan desenvolveram um "kit de tecnologias" que inclui aplicações de hardware e software. Os responsáveis de produto das várias marcas da Aliança têm à sua disposição e podem escolher integrar estas aplicações nos seus modelos. A parceria entre a Renault e a Nissan no desenvolvimento de tecnologias de ponta permite uma maior eficácia, reduzir os custos e oferecer aos seus clientes automóveis com um maior valor acrescentado.
A Aliança Renault-Nissan dispõe de um orçamento, para pesquisa e desenvolvimento, de cerca de 5 mil milhões de dólares (US). O quarto maior grupo automóvel mundial, que vende um em cada dez automóveis vendidos no mundo, tem centros de pesquisa em Atsugi, Japão; Guyancourt, França; Farmington Hills, Michigan; e Sunnyvale, Califórnia, ambos nos Estados-Unidos. A Renault-Nissan dispõe de centros de engenharia na Índia, Brasil, Roménia, Turquia e China, entre outros.
A Aliança anuncia também a nomeação de Ogi Redzic que será responsável pelas áreas de conectividade e serviços de mobilidade a bordo enquanto Alliance Senior Vice-President, Connected Vehicles and Mobility Services.
Ogi Redzic junta-se à Aliança depois de ter ocupado postos na Nokia, NAVTEQ, Motorola e na cyberPIXIE, uma startup do sector das comunicações wireless. Mais recentemente ocupava o posto de Senior Vice-President, Automotive na Nokia HERE. Ogi Redzic, que assume funções de imediato, ficará sedeado em Paris com a supervisão de equipas em França e no Japão.
SOBRE A ALIANÇA RENAULT-NISSAN
A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica. Um em cada dez automóveis, em todo o mundo, é vendido pela Aliança. Os dois grupos, cuja parceria teve início em 1999, venderam, em 2014, 8.5 milhões de automóveis, em quase 200 países em todo o mundo. A Aliança tem colaborações estratégicas com vários construtores de automóveis como a Daimler, a Mitsubishi, a Dongfeng e a Ashok Leyland. A Aliança detém também uma participação maioritária na joint venture que controla o construtor Russo AVTOVAZ, que fabrica a marca Lada.
Contacto Assessoria de Imprensa: Ana Gil: +351 21 836 10 12
Sites Internet : www.renault.pt - www.media.renault.com
To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/a-alianca-renault-nissan-ira-lancar-nos-proximos-quatro-anos-mais-de-10-veiculos-com-a-tecnologia-de-conducao-autonoma-300201059.html
FONTE Renault-Nissan Alliance
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.