Primeiro selo nacional de sustentabilidade será aplicado em edifícios

Arup

Os dados abaixo são de responsabilidade das empresas envolvidas e não são produto jornalístico do UOL

SÃO PAULO, 8 de abril de 2016 /PRNewswire/ -- A Arup, empresa multidisciplinar de engenharia e consultoria, está trabalhando para o aprimoramento do selo do Referencial GBC Brasil Casa, antes voltado apenas para casas e que agora começará a certificar também edifícios residenciais. Ferramenta 100% brasileira, ela fornece orientações para se projetar, construir e operar edificações e traz práticas mais sustentáveis ao setor da construção civil.

Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20130826/MM69714LOGO

O Referencial GBC Brasil Casa foi desenvolvido pelo Comitê Técnico do Green Building Council Brasil, formado por profissionais de empresas associadas, como a Arup, professores universitários e gestores públicos convidados. De acordo com Cibele Romani, líder da equipe de sustentabilidade da Arup, "o Referencial Casa supre uma demanda do mercado. Esta ferramenta irá avaliar as diversas tipologias de empreendimentos residenciais através de parâmetros calibrados por profissionais atuantes em nosso mercado. Agora estamos auxiliando no desenvolvimento desse primeiro sistema de certificação aplicado em grandes edifícios residenciais".

A Arup também esteve envolvida no desenvolvimento de uma das mais famosas certificações sustentáveis do mundo, o LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, traduzido da sigla em inglês). A empresa, que recentemente estabeleceu dois escritórios no país, trouxe sua expertise global da área para o mercado brasileiro, colaborando com a criação do selo do Referencial GBC Brasil Casa.

De acordo com a arquiteta Maria Carolina Fujihara, coordenadora técnica do Green Building Council Brasil, o Referencial Casa foi inspirado no LEED, porém "se expandiu para outras tipologias de projetos, como casas e edifícios residenciais. Além disso, para ele se adequar ao nosso cotidiano, foram convocados profissionais da área para criar normas, embasadas no mercado, para conceituar, projetar, construir e operar edifícios verdes no país".

SOBRE A ARUP

A Arup é a força criativa na concepção de muitos dos projetos mais proeminentes do mundo no ambiente construído e em todos os setores. São 13.000 arquitetos, designers, engenheiros e consultores que realizam projetos inovadores em todo o mundo, através de 92 escritórios em 40 países, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo no Brasil.

A Arup foi fundada em 1946 e é baseada em valores que estimulam uma cultura distinta, a independência intelectual e o trabalho colaborativo. Os profissionais na Arup são movidos pela busca constante por caminhos capazes de resultar nas melhores soluções de projeto. Para mais informações, visite o site da Arup em www.arup.com e a revista on-line da Arup nas Américas em www.doggerel.arup.com .

Contato: 

Graziela Palma 

Arup

E-mail: Graziela.Palma@arup.com  

Telephone: +55-11-5171-6696

FONTE Arup

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos