IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Principais fabricantes mundiais de cerveja, vinho e bebidas destiladas ganham força nas suas iniciativas para combater os danos relacionados às bebidas alcoólicas

International Alliance for Responsible Drinking (IARD)

26/07/2016 08h00

WASHINGTON, 26 de julho de 2016 /PRNewswire/ -- O Relatório dos Compromissos dos Fabricantes (Producers' Commitments Report) de 2015 mostra que as empresas signatárias avançaram na implementação dos seus Compromissos para contribuir para o cumprimento da meta mundial de reduzir em 10% e até 2025 os danos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas. Este é o terceiro Relatório, e o primeiro desde 2015, quando diversos países formularam juntos as inovadoras Metas de Desenvolvimento Sustentável.  

O Relatório apontou 257 iniciativas para educação de menores de idade que foram implementadas em 2015, um aumento de 49% em comparação com o ano anterior, com um aumento significativo do número de países participantes, que passou de 57 para 82. Esses programas tiveram a participação direta de quase 30 milhões de adultos influenciadores, como pais, professores e líderes comunitários, e abordaram a importância de respeitar os limites de idade legais estabelecidos para a compra de bebidas alcoólicas. Mais de 192 milhões de pessoas adicionais foram atingidas por meio de programas de educação, através dos meios de comunicação em massa e campanhas na mídia social.  

Esse aumento fica evidente também no engajamento das empresas signatárias com as principais partes envolvidas para reduzir o consumo de bebidas por menores de idade por meio do cumprimento da Idade Legal de Compra (Legal Purchase Age - LPA).  Os fabricantes apoiaram a implementação e o cumprimento dos limites de idade por meio de mais de um milhão de atividades junto a agências do governo, órgãos de fiscalização e varejistas em 2015. 

"É bom ver que os nossos programas estão sendo expandidos", disse Carlos Brito, CEO da AB InBev e presidente do Grupo.  "Porém, não teríamos conseguido esse progresso sozinhos. Ele foi resultado da colaboração com um número cada vez maior de associações do setor, governos, ONGs, e varejistas. Mas nossos esforços estão longe de terminar, e trabalharemos muito para continuar expandindo as nossas parcerias e iniciativas em todo o mundo para reduzir o consumo prejudicial de bebidas alcoólicas." 

Os resultados dos programas se baseiam nos cinco Compromissos assumidos pelos CEOs dos maiores fabricantes de cerveja, vinho e bebidas destiladas para ajudar a enfrentar os danos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas. Os Compromissos são: reduzir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade, fortalecer e expandir os códigos da prática de marketing, fornecer aos consumidores informações e inovação responsável de produtos, reduzir a prática de beber e dirigir, e conseguir o apoio dos varejistas para reduzir o consumo prejudicial de bebidas alcóolicas. Eles acreditam que trabalhar com outras partes interessadas, inclusive governos e organizações comunitárias, para reduzir os danos relacionados às bebidas alcoólicas beneficia a sociedade, assim como suas empresas. 

"Os resultados do terceiro ano desse programa de cinco anos revelam um progresso verdadeiro, tendo-se como referência os Compromissos globais assumidos em 2012", disse Ann Keeling, CEO da IARD. "Os programas aumentaram em termos no número de países, e é particularmente positivo ver programas piloto sendo financiados e mantidos por governos e outros parceiros em âmbito nacional." 

2015 – Principais resultados obtidos quanto aos Cinco Compromissos:   

O mais recente relatório sobre o progresso divulgado pela Aliança Internacional para o Consumo Responsável de Bebidas Alcoólicas (IARD – Internacional Alliance for Responsible Drinking), Secretaria de Compromissos, baseia-se em indicadores essenciais de desempenho desenvolvidos pela Accenture Strategy, que também forneceu suporte para o processo anual de coleta de dados. Os dados e o relatório foram garantidos pela KPMG Sustainability.  

Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade  

O cumprimento das leis relativas ao consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade é um desafio para toda a sociedade, e só é possível enfrentá-lo por meio de uma maior colaboração entre os governos, agências de fiscalização e varejistas. Em 2015, 12 empresas signatárias reportaram mais de 1 milhão de atividades, principalmente no engajamento com varejistas, para cumprimento das leis LPA. Ao reconhecer também o importante papel dos pais e educadores na formação dos valores dos jovens, esses programas se concentraram em adultos específicos para reduzir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade. O número de adultos influenciadores que esses programas de educação atingiram coletivamente aumentou para quase 30 milhões em 2015. 

Fortalecer e expandir os códigos da prática de marketing  

Em 2015, outro método para avaliar a colocação de propaganda foi adotado para analisar quem estava sendo atingido pela propaganda de bebidas alcoólicas em ambientes com poucos dados. Essas informações foram decisivas para garantir que o marketing da empresa fosse direcionado a adultos, como pretendido. Os dados de 2015 revelaram que no Quênia, na Uganda e na Nigéria, os três países estudados, a propaganda de bebidas alcoólicas pelas empresas signatárias dos Compromissos ultrapassava a norma do setor para atingir o público adulto. 

Quase metade dos países em que as empresas signatárias atuam comercialmente incluíram a participação de partes independentes e que não são do setor no seu processo de autorregulamentação para a propaganda de bebidas alcoólicas. 

Fornecer aos consumidores informações e inovação responsável do produto  

A mídia social e as comunicações digitais complementam os programas do setor para educar os consumidores sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas, atingindo pessoas em todas as regiões. O website com informações para os consumidores, http://www.responsibledrinking.org/ , que foi ao ar em maio de 2015, assim como outros sites apoiados pelo setor e de empresas individuais fornecem aos consumidores acesso a informações completas e corretas sobre bebidas alcoólicas para que possam fazer escolhas mais informadas sobre abstinência e responsabilidade quanto a bebidas alcoólicas.

Reduzir a prática de beber e dirigir  

Em 2015, quatro programas piloto adicionais e focados na prática de beber e dirigir foram lançados pela IARD em colaboração com empresas signatárias no Camboja, República Dominicana, Namíbia e África do Sul, e atualmente nove países possuem programas piloto em andamento. 

Em 2015, os membros da IARD e organizações do setor apoiaram 345 programas de prevenção à prática de beber e dirigir, atingindo 99 países em todas as sete regiões. 

Conseguir o apoio dos varejistas para reduzir o consumo prejudicial de bebidas alcoólicas    

Os Princípios sobre Varejo Responsável (Guiding Principles on Responsible Retailing) foram divulgados em novembro de 2015 no Congresso Mundial de Varejistas, na África do Sul. Esses princípios identificaram padrões para encorajar o varejo responsável em todo o mundo através da ênfase no cumprimento da idade legal para compra, minimizando o consumo excessivo ou descontrolado nos estabelecimentos de varejo, promovendo a segurança nas estradas por meio de opções de transporte seguras, e reforçando as características de um ambiente seguro de varejo. Um total de 251 iniciativas de varejo responsáveis locais foram implementadas em 75 países onde as empresas signatárias são comercialmente ativas, um aumento de quase 20% em comparação com o ano anterior.    

Notas para os editores 

Para obter mais informações e ler o relatório completo, acesse:  http://www.producerscommitments.org/

As 12 empresas signatárias dos Compromissos são: Anheuser-Busch InBev; Asahi Group Holdings; Bacardi; Beam Suntory; Brown-Forman Corporation; Carlsberg; Diageo; Heineken; Kirin Holdings Company; Molson Coors; Pernod Ricard; e SABMiller. 

A IARD é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a abordar a questão de saúde pública global no que se refere ao consumo prejudicial de bebidas alcoólicas e a promover o consumo responsável de bebidas. Como uma ONG mundial no setor de saúde pública, trabalhamos com o público, a sociedade civil e partes interessadas do setor privado para promover a nossa missão. Apoiamos as iniciativas globais das Nações Unidas e da Organização Mundial de Saúde na Estratégia Global para Reduzir o Consumo Prejudicial de Bebidas Alcoólicas, a meta da Estrutura Abrangente de Monitoramento Global de Doenças Não Transmissíveis "de pelo menos 10% de redução do uso prejudicial de bebidas alcoólicas" até 2025, e a Meta de Desenvolvimento Sustentável 3.5, que é "Fortalecer a prevenção e o tratamento de abuso de substâncias, inclusive o abuso de narcóticos e o consumo prejudicial de bebidas alcoólicas".   

A IARD é mantida pelas suas empresas afiliadas, fabricantes de cerveja, vinho e bebidas destiladas, em seu propósito comum de ser parte da solução do consumo prejudicial de bebidas alcoólicas. Os fabricantes assinaram os Compromissos em outubro de 2012, quando concordaram em tomar uma série de medidas ao longo de cinco anos para reforçar e expandir as iniciativas que já existiam com vistas a reduzir o consumo prejudicial de bebidas alcoólicas.   

Contato: media@iard.org ; +1-202-556-6970 Washington D.C.; +32-471-611-373 Brussels, Belgium

Logo - http://photos.prnewswire.com/prnh/20160524/371287LOGO  

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/principais-fabricantes-mundiais-de-cerveja-vinho-e-bebidas-destiladas-ganham-forca-nas-suas-iniciativas-para-combater-os-danos-relacionados-as-bebidas-alcoolicas-300303674.html

FONTE International Alliance for Responsible Drinking (IARD)