IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Torrent do Brasil promove Oficina Terapêutica no Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca

Torrent do Brasil

28/07/2016 09h00

SÃO PAULO, 28 de julho de 2016 /PRNewswire/ -- O Brasil tem hoje uma população idosa crescente e, com isso, também sobem os casos de hipertensão, dislipidemia e, consequentemente, existem muito mais pessoas com insuficiência cardíaca. Como explica o Dr. Rui Póvoa, professor de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo e chefe do setor de Cardiopatia Hipertensiva da Unifesp, até 30 anos atrás não existia quase nada para tratar a insuficiência cardíaca, tanto que a mortalidade era muito alta. "Com o advento de medicamentos potentes e em particular dos betabloqueadores houve uma mudança fantástica da história natural desse problema. Hoje o paciente com insuficiência cardíaca consegue viver muito bem, livre de sintomas e tem uma expectativa de vida muito grande", destaca.

Dr. Póvoa será um dos especialistas a abordar a questão da hipertensão na insuficiência cardíaca na Oficina Terapêutica "Encontro com especialistas", promovida pela Torrent do Brasil durante o XV Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, que será realizado em Campos do Jordão (SP), entre 11 a 13 de agosto. O médico fará parte do painel promovido pela Torrent, empresa farmacêutica de origem indiana, uma fabricante do betabloqueador nebivolol, que discutirá as novidades no tratamento da hipertensão e sua relação com a insuficiência cardíaca, além dos avanços no diagnóstico. Como destaca Dr. Rui Póvoa, os betabloqueadores estão entre os medicamentos mais importantes usados por esse grupo de pacientes. Os quatro existentes atualmente são o nebivolol, o carvedilol, o metoprolol e bisoprolol. "Entretanto, o nebivolol é o único betabloqueador testado na população idosa, em um estudo internacional chamado Sêniors e que mostrou sua eficácia na redução da morbidade", diz o médico.

Dentro do programa "Encontro com os Especialistas", a Oficina Terapêutica terá como palestrantes, além do Dr. Rui Póvoa, Dr. Múcio Tavares, diretor da Unidade de Emergência do Instituto do Coração e professor da Faculdade de Medicina da USP, e Dr. Marco Mota, titular de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Alagoas.  

Ainda segundo o Dr. Póvoa, o painel tem muita importância porque atualmente ainda há algumas dúvidas entre os médicos sobre o tratamento da insuficiência cardíaca, principalmente no manuseio dos betabloqueadores. Segundo o cardiologista, a mortalidade por doenças cardiovasculares é grande e muito variável no país inteiro. "Também no mundo, a principal causa de insuficiência cardíaca é a hipertensão arterial e a doença arterial coronária, como o infarto do miocárdio". Mais sobre o congresso: http://departamentos.cardiol.br/sbc-deic/congresso2016 .

Infos: 11 – 5041-3074/9-99782900

FONTE Torrent do Brasil