IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ithmar Capital e o World Bank anunciam a criação do Green Growth Infrastructure Facility, o primeiro fundo de investimento verde dedicado à África

Ithmar Capital

16/11/2016 21h06

RABAT, Marrocos, 16 de novembro de 2016 /PRNewswire/ -- O World Bank Group e o Ithmar Capital, um fundo marroquino de investimento soberano, assinaram um memorando de entendimento relacionado ao estabelecimento do Green Growth Infrastructure Facility for Africa (GGIF Africa) (Instalação de Infraestrutura de Crescimento Verde para a África), o primeiro fundo pan-africano dedicado ao investimento verde no continente.

(Logo: http://photos.prnewswire.com/prnh/20161116/440093LOGO )

(Foto: http://photos.prnewswire.com/prnh/20161116/440094 )

O GGIF será estruturado como um fundo de capital privado e seu objetivo é atrair investidores privados com interesse em Marrocos ou na África, os quais estejam em busca de oportunidades de investimento responsável e verde. O fundo tem como meta trabalhar como catalisador da transição da África para uma economia verde, apoiando infraestruturas de baixo carbono, tais como energia limpa, transporte de baixo carbono e utilização eficiente dos recursos hídricos.

O GGIF será patrocinado pelo World Bank e pelo Ithmar Capital. Esse patrocínio duplo permitirá que o fundo se beneficie das forças dessas duas organizações; o World Bank com sua especialização em estabelecimento de fundos e trabalho com políticas e o Ithmar Capital. Através de sua rede de parceiros e experiência em estruturação de co-investimentos.

O anúncio foi feito hoje na Cúpula Financeira do COP22 em Marrakesh, a 22a. Conferência dos Participantes da United Nations Framework Convention on Climate Change(Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), concentrada na mobilização de ações mais fortes e mais ambiciosas em relação ao clima.

O GGIF também incluirá uma unidade de Parceria Público-Privada (PPP) a qual se concentrará na criação de projetos viáveis em colaboração com agências governamentais. Isto resultará na consolidação das PPPs nos países alvo.

O World Bank e o Ithmar Capital trabalharão em estreita colaboração com uma ampla variedade de investidores públicos e privados, incluindo Bancos de Desenvolvimento Regionais, Fundos Soberanos e investidores institucionais globais e regionais, para aumentar a participação do capital privado em investimentos de infraestrutura verde por todo o continente.

Além de incentivar o fluxo de capital privado para investimento em infraestruturas ambientalmente sustentáveis, o GGIF se concentrará na redução do risco de projetos marginalmente não financiáveis visando torná-los viáveis. As ferramentas incluirão mecanismos inovadores para a preparação de projetos e estruturas de capital.

O movimento já recebeu uma carta de apoio do Presidente do IFSWF - International Forum of Sovereign Wealth Funds ( Fórum Internacional de Fundos Soberanos), o qual acaba de lançar seu primeiro grupo de trabalho dedicado à mudança climática. Os Fundos Soberanos são investidores naturais em projetos de infraestrutura devido ao seu amplo horizonte de investimentos, condição soberana e relativamente pouca necessidade de liquidez da carteira de investimentos.

Sob a liderança de Sua Majestade, o Rei Mohammed VI, a África se tornou uma "prioridade estratégica para Marrocos". Confiando na sua crescente economia e sua proximidade da Europa, o Reino está trabalhando para se tornar um polo africano competitivo.

Marrocos já é parceiro-chave econômico e financeiro de muitas economias africanas, o que é evidenciado pelo aumento dos investimentos diretos em setores de alto valor, tais como serviços bancários, seguros, telecomunicações, energia, agricultura e habitações populares.

Sobre o Ithmar Capital:

O Ithmar Capital foi estabelecido em 11 de novembro de 2011 pelo governo de Marrocos e com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento Econômico e Social Hassan II sob o nome de Fonds Marocain de Développement Touristique (FMDT). O Fundo faz parte dos planos de desenvolvimento de longo prazo iniciados pelo Reino de Marrocos em diferentes setores econômicos.

http://www.ithmar.gov.ma/

 

To view the original version on PR Newswire, visit: http://www.prnewswire.com/news-releases/ithmar-capital-e-o-world-bank-anunciam-a-criacao-do-green-growth-infrastructure-facility-o-primeiro-fundo-de-investimento-verde-dedicado-a-africa-300364679.html

FONTE Ithmar Capital