Conselho confirma nome de Graça Foster, primeira mulher a presidir a Petrobras
LEIA MAIS:
- Mantega indica Graça Foster para presidência da Petrobras
- Graça Foster leva "estilo Dilma" ao comando da estatal
- Foster será 1ª 'intrusa' em clube até hoje exclusivamente masculino
- Análise: Mercado vê poucas mudanças na Petrobras com nova presidência
- Acompanhe em tempo real as ações da Petrobras na Bovespa
O Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) confirmou, em reunião nesta quinta-feira (9), o nome de Maria das Graças Silva Foster para a presidência da estatal, segundo comunicado divulgado pela companhia.
Ela substitui José Sergio Gabrielli, que tem aspirações políticas e pode concorrer ao governo da Bahia em 2014. O governador baiano, Jaques Wagner (PT), convidou Gabrielli para ocupar uma secretaria do Estado, mas não estava claro se ele não teria que cumprir uma quarentena.
O atual presidente permanece no cargo até a próxima segunda-feira (13), quando ocorrerá a posse de Graça Foster, como é conhecida a diretoria de Gás e Energia. Ela será a primeira mulher a presidir a estatal.
Graça Foster foi indicada por Guido Mantega, ministro da Fazenda e presidente do Conselho da Petrobras. Próxima da presidente Dilma Rousseff, ela chegou a ser cotada para assumir o cargo de ministra-chefe da Casa Civil.
Graça Foster leva "estilo Dilma" ao comando da Petrobras
Com fama de brava, ela desperta admiração daqueles que trabalham diretamente com ela por seus conhecimentos técnicos e firmeza nas cobranças que faz e também por sua garra e superação diante das dificuldades vividas na infância.
Apoio de Dilma desde 2003
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem mestrado em Engenharia Química e pós-graduação em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e MBA em Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV/RJ).
Funcionária de carreira da Petrobras, onde ingressou como estagiária de engenharia em 1978, assumiu a diretoria de Gás e Energia em setembro de 2007.
Cresceu no Morro do Adeus e torce para o Botafogo
Nascida em Caratinga, no interior de Minas Gerais, em 26 de agosto de 1953, Graça Foster mudou-se com apenas dois anos de idade para o Rio, onde cresceu no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, comunidade pobre que por anos foi ícone de violência da cidade, até ser pacificada em 2010.
Além de uma pequena bandeira do Botafogo, seu time, Graça exibe imagens de outras paixões em sua sala espaçosa do 24º andar da sede da Petrobras. Sobre a mesa, fotos da neta de 16 anos e do casal de filhos -um estudante de jornalismo e uma médica. Também guarda uma fotografia dela junto ao atual presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.
Ela gosta de caminhar e ir à missa todos os domingos. Apesar de ser católica, preserva em sua sala algumas imagens de orixás, que, segundo alguns conhecidos, lhes foram dadas de presente.
(Com informações da Reuters)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.