IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Internet é o segundo meio de comunicação mais usado no país, diz pesquisa

Do UOL, em São Paulo

07/03/2014 16h30

A internet é o segundo meio de comunicação mais usado diariamente pelos brasileiros, perdendo apenas para a televisão, de acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, divulgada nesta sexta-feira (7) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. É o primeiro levantamento desse tipo feito pelo governo.

De acordo com o levantamento, 26% dos brasileiros acessam a internet todos os dias, em média durante 3h39 de segunda a sexta-feira e 3h43 durante o fim de semana.

A televisão foi apontada por 65% dos entrevistados como o meio de comunicação mais utilizado para busca de informações diariamente no país. O uso médio diário da TV é de 3h29 de segunda a sexta-feira e 3h32 no fim de semana.

O rádio aparece na terceira colocação como o meio mais utilizado todos os dias, acessado por 21% dos entrevistados. O número diário de horas em média é de 3h07 de segunda a sexta e de 3h no fim de semana.

Já a leitura diária de jornais é feita por apenas 6% dos entrevistados e das revistas semanais por 1%.

Jovens e mais escolarizados têm mais acesso 

O acesso à internet é ainda maior entre os jovens. De acordo com a pesquisa, entre os entrevistados, 77% com menos de 25 anos têm contato com a rede pelo menos uma vez por semana. Esse porcentual cai para 3% entre os entrevistados com mais de 65 anos.

Segundo a pesquisa, quanto maior a cidade, mais frequente tende a ser o contato de sua população com a internet. Enquanto 34% dos entrevistados de cidades com menos de 20 mil habitantes acessam a internet pelo menos uma vez por semana, 56% dos entrevistados que vivem nas grandes cidades apresentaram a mesma frequência no acesso.

A pesquisa mostra também que os Estados com maior renda per capita são os que têm maior prevalência de acesso à internet. O Distrito Federal tem 63% dos domicílios conectados e São Paulo, 62%. Em contraste, a pesquisa apontou que no Piauí 27% das casas são conectadas, e no Maranhão, 23%.

Fenômeno semelhante é observado em relação à renda familiar e a escolaridade. Entre os entrevistados com renda familiar até um salário mínimo, a proporção dos que acessam a internet pelo menos uma vez por semana é de 21%. Já quando a renda é maior do que cinco salários mínimos, a proporção sobe para 75%.

Entre os que têm ensino superior, 87% que acessam a internet pelo menos uma vez por semana, enquanto apenas 8% dos entrevistados que estudaram até a 4ª série o fazem com a mesma frequência.

Entre a população que tem acesso a internet, 84% se conectam pelo computador, 40% pelo celular e 8% usam tablets, de acordo com a pesquisa.

O levantamento foi feito pelo Ibope Inteligência com 18.312 pessoas, entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro de 2013, nos 26 Estados e no Distrito Federal.