Cachaça João Andante perde processo para Johnny Walker e vira O Andante

Os donos da cachaça mineira João Andante lançam nesta semana, durante a Expocachaça, em Belo Horizonte (MG), a marca O Andante.
O novo nome vai substituir a João Andante depois de a empresa perder um processo para a gigante Diageo, holding que é dona do uísque Johnnie Walker.
Criada em 2008, a João Andante foi acusada de plágio pela Diageo, que levou o caso ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).
A acusação foi baseada no fato de o nome João Andante ser uma tradução literal da marca de uísque e de o rótulo trazer o desenho de um personagem semelhante ao da Johnnie Walker.
A garrafa de uísque traz a imagem de um lorde inglês, com chapéu e bengala, caminhando.
O rótulo da João Andante tem o desenho que mistura o matuto Jeca-Tatu, um dos personagens criados pelo escritor Monteiro Lobato, e o andarilho Juquinha, antigo morador que ficou famoso na Serra do Cipó. Ele caminha carregando uma trouxa de roupas nas costas.
No rótulo novo, as pernas do personagem foram cortadas.
A Diageo ganhou o processo em primeira instância, mas a empresa mineira vai entrar com recurso. Por enquanto, porém, não poderá usar o nome João Andante em novos rótulos.
Garrafas antigas da João Andante ainda estão à venda por todo o país e a empresa estima que o estoque vai durar cerca de 60 dias. Com o antigo rótulo, o produto é vendido por R$ 76,90. As garrafas da O Andante vão chegar ao mercado custando R$ 62,90.
Uma das explicações para a diferença de preço é que a nova marca é produzida por outro fornecedor e em maior quantidade. Serão cerca de 10 mil litros por mês, ante os 4.000 litros que eram feitos da João Andante.
A Expochaça, onde a nova marca será lançada, começa nesta quinta-feira (22) e vai até domingo (25). O evento será realizado no Expominas, na capital mineira.
Leia mais sobre cachaça:
USP pesquisa madeira mais barata que carvalho para envelhecer cachaça
Sobras de cachaça são usadas para fazer etanol em Minas Gerais
Produtores de cachaça de Salinas lançam selo contra falsificações
Cachaça Seleta lança edição especial em homenagem ao Corinthians
Nome no rótulo faz preço de cachaça Havana quase dobrar
Grandes fabricantes investem em cachaças premium; '51 de luxo' custa R$ 140
Nome esquisito de cachaça ajuda a exportar "brasilidade", diz especialista
Big Bang Theory e John Travolta são usados para vender cachaça
Newsletters
Receba dicas para investir e fazer o seu dinheiro render.