IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Anúncio "monte em mim o dia todo", com mulher nua, é criticado nas redes

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

14/05/2015 16h21

Uma campanha publicitária estampada em ônibus de Cardiff, capital do País de Gales, no Reino Unido, causou polêmica.

A publicidade informava que era possível usar o ônibus durante o dia todo por apenas 3 libras (aproximadamente R$ 14,30).

No anúncio, uma garota nua segura um cartaz com o slogan “Monte em mim o dia todo por 3 libras” (em inglês: Ride me all day for 3 pounds"). A campanha também fez outra versão com um jovem nu. 

A frase causou revolta, já que o verbo “ride”, em inglês, pode significar montar (no sentido de montar em um cavalo ou veículo) e também pode ser usado como expressão de cunho sexual.

A companhia de ônibus New Adventure Travel Group Ltd (N.A.T.), que promoveu a campanha, pediu desculpas pelo mal-entendido e prometia retirar os anúncios de circulação.

Várias pessoas mostraram sua indignação nas redes sociais. A cantora galesa Charlotte Church se manifestou em seu twitter:

"Ei, N.A.T., isso é detestável! Vocês deveriam retirar esse anúncio extremamente ofensivo o mais rápido possível. Por favor, reclamem e retuítem".

A feminista Vicky Chandler tuitou:

"Cara N.A.T., eu achei sua nova campanha em Cardiff extremamente desconfortável, sem mencionar a transformação de pessoas em objetos..."

E ironizou a versão masculina da propaganda:

"Não se preocupem, homens, o corpo de vocês também não ficou imune à sexualização da N.A.T.. Marketing terrível".

Uma mãe questionou:

"Como devo explicar esse anúncio para os meus filhos que ainda estão na escola primária? Obrigada, mas não, não vão tirar proveito disso".

Empresa se desculpa

Em seu site, a companhia de ônibus pediu desculpas pelo anúncio. Leia a nota na íntegra:

“Primeiro, queríamos criar uma campanha publicitária que fizesse com que pegar ônibus fosse atrativo para os jovens. Então desenvolvemos a campanha com garotos e garotas segurando cartazes que mostravam o preço das nossas passagens.

O slogan era para ser bem-humorado. A intenção não era, de maneira alguma, ofender homens ou mulheres. Se o anúncio fez isso, pedimos sinceras desculpas. Não tivemos a intenção de transformar garotos ou garotas em objeto.

Dado o grande volume de reclamações recebidas, decidimos remover as fotos da parte de trás dos ônibus dentro das próximas 24 horas.”