IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Schin tira do ar propaganda da Oktoberfest após críticas de machismo

Do UOL, em São Paulo

19/08/2015 19h08Atualizada em 19/08/2015 19h08

A marca de cervejas Schin retirou do ar uma propaganda que se referia à Oktoberfest em Blumenau (SC) e que foi acusada de ser machista.

No vídeo, um grupo de amigos homens chega à cidade catarinense para a tradicional festa da cerveja e encontra mulheres loiras atuando em diversas profissões, como caixa de supermercado, motorista de ônibus, operárias e mecânica.

A propaganda termina com uma piada de duplo sentido. Um dos amigos está tocando um instrumento musical e uma moça comenta: "Toca nada, hein?". Outro rapaz responde: "Ih, toca pra gente, então".

A página da marca no Facebook recebeu reclamações de internautas, que consideraram a campanha de "mau gosto", "machista", "nojenta", "ofensiva" e "vergonhosa".

A campanha foi ao ar na sexta-feira (14), inclusive em rede nacional de TV. Devido à repercussão negativa, a empresa decidiu tirar a propaganda do ar e remover o vídeo das redes sociais "para evitar qualquer tipo de desconforto de nossos consumidores", informou.

Veja a íntegra da nota divulgada pela Brasil Kirin, dona da marca Schin:

"A Brasil Kirin esclarece que a campanha da marca Schin cujo filme entrou no ar na última sexta-feira, dia 14 de agosto, não tem a intenção de discriminar ou ofender qualquer indivíduo ou região/cidade. 

Reforçamos o nosso respeito a cidade de Blumenau e ao Estado de Santa Catarina, informando que a Brasil Kirin conduz seus negócios com retidão, ética, integridade e respeito pela dignidade de todos os seus públicos e, portanto, não concorda com qualquer tipo de discriminação.

Para evitar qualquer tipo de desconforto de nossos consumidores, o filme não está mais sendo veiculado."