O que é recessão?
Quando a economia de um país entra em um ciclo de encolhimento, em vez de crescimento, os economistas dizem que ele está em recessão.
O indicador geralmente usado para determinar se há recessão é o PIB (Produto Interno Bruto), soma de tudo o que é produzido no país. No Brasil, ele é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgado a cada três meses.
Se o PIB fica negativo durante dois trimestres seguidos, dizemos que há uma recessão técnica. Foi o que aconteceu no Brasil neste ano e no começo do ano passado, por exemplo. Mas não é a primeira vez: já passamos por isso em cinco momentos diferentes desde 1999.
Alguns economistas afirmam, porém, que só a queda no PIB não é suficiente para determinar se um país está em recessão.
"O PIB pode ter encolhido porque um dos setores da economia caiu muito, puxando os outros para baixo", diz Paulo Picchetti, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pesquisador do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia).
Segundo ele, um país está em recessão quando a queda da atividade econômica é generalizada por um período prolongado.
Segundo esse critério, o Brasil está em recessão desde o segundo trimestre do ano passado. O cálculo é do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos da FGV (Fundação Getúlio Vargas), que avaliou um conjunto amplo de indicadores, como desemprego, renda e consumo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.