Consumo das famílias cai pelo 3º trimestre seguido e recua 4,5%, diz IBGE
O consumo das famílias brasileiras caiu 4,5% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano anterior. É o terceiro trimestre seguido de recuo. Nos três meses anteriores, o consumo havia caído 2,7%.
Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, o consumo das famílias recuou 1,5% no terceiro trimestre. No segundo trimestre, o indicador já tinha registrado queda de 2,1%.
Essa baixa pode ser explicada por dados negativos de inflação, crédito, emprego e renda. A inflação, por exemplo, está em 8,52% no acumulado do ano, até outubro, e passa de 10% em 12 meses.
O desemprego, medido pelo IBGE, foi de 8,9% no terceiro trimestre, o que representa alta em relação aos 8,3% registrados no trimestre anterior. O número de desempregados no país já passa de 9 milhões.
O PIB brasileiro registrou queda de 1,7% no terceiro trimestre em relação ao período imediatamente anterior, e de 4,5% na comparação com o mesmo período de 2014.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (1º pelo IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.