Juro do cheque especial sobe para 13,08% ao mês em abril, diz Procon
Os juros do cheque especial (o "limite" extra da conta corrente no banco) subiram de 13,02% ao mês em março para 13,08% em abril, alta de 0,06 ponto percentual. A pesquisa da Fundação Procon-SP foi divulgada nesta terça-feira (12).
Das sete instituições financeiras que fazem parte da pesquisa, duas elevaram a taxa de cheque especial na comparação com março. Os demais bancos mantiveram a taxa:
- a Caixa subiu de 12,29% para 12,59% ao mês;
- o Banco do Brasil aumentou de 11,99% para 12,09% ao mês;
- o Santander manteve em 14,95% ao mês;
- o HSBC manteve em 14,67% ao mês;
- o Bradesco manteve em 12,63% ao mês;
- o Itaú Unibanco manteve em 12,61% ao mês;
- o Safra manteve em 12% ao mês
Esses são números médios e podem variar para cada situação específica, porque os bancos oferecem taxas diferentes de acordo com o plano contratado pelo cliente e a relação entre eles (quem tem mais dinheiro no banco paga menos taxas).
Consultado sobre o aumento registrado, o Banco do Brasil disse que "avalia permanentemente os fundamentos do mercado e as práticas da concorrência para estabelecer sua política de preços, e mantém o compromisso de oferecer taxas de juros que estejam entre as melhores do mercado".
A Caixa afirmou que "promoveu alinhamento das taxas do Cheque Azul PF, em abril de 2016, com vistas a manutenção do equilíbrio de suas operações, movimento efetuado também pelas demais instituições financeiras, as quais elevaram a taxa média de contratação do produto, conforme verificado na apuração divulgada pelo Banco Central, de 15 de março de 2016".
O banco destacou ainda que "mantém sua política de estar entre os maiores bancos que praticam as melhores taxas do mercado".
Juros do empréstimo pessoal
No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados se manteve em 6,48% ao mês. Todos os bancos da amostra mantiveram sua taxa de empréstimo pessoal, de acordo com o Procon.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.