IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta quinta, 16 de junho

Saulo Novaes

Do UOL, em São Paulo

16/06/2016 19h50

Mercado em movimento

A Bovespa fechou hoje em alta de 1,02%, com 49.411,62 pontos. Este é o segundo avanço seguido da Bovespa. A alta de hoje foi puxada, principalmente, pelo desempenho positivo das ações dos bancos.

No mercado de câmbio, o dólar comercial quebrou uma sequência de duas quedas e fechou em leve alta de 0,1%, cotado em R$ 3,47 na venda.

Leia mais
 


PIB estável

A economia brasileira iniciou o segundo trimestre praticamente estagnada. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma "prévia" do PIB (Produto Interno Bruto), teve pequena alta de 0,03% em abril na comparação com março. As informações são do Banco Central.

Foi a primeira vez que o indicador ficou no azul após 15 meses de números negativos, mas frustrou a expectativa de analistas de alta de 0,3%.

Leia mais
 


Endividados

O número de consumidores com contas em atraso e com CPFs negativados se manteve estável no Brasil em maio. É o que aponta a estimativa feita pelo SPC, o Serviço de Proteção ao Crédito.

No mês passado, cerca de 50 mil brasileiros foram inscritos nos cadastros de restrição ao crédito, totalizando cerca de 59,25 milhões de consumidores em todo o país com o CPF negativado. Os dados significam que 39,91% da população brasileira com idade entre 18 e 95 anos está inadimplente e com o nome registrado em serviços de proteção ao crédito.

Leia mais
 


Mar de lama

Sete meses após o rompimento da barragem de Fundão, a Samarco finalizou a elaboração de um programa de demissão voluntária para dispensar 1.200 funcionários, aproximadamente 40% do quadro da empresa.

A proposta, que não envolve pessoas com cargo gerencial na empresa, foi discutida e apresentada aos sindicatos, mas ainda deve ser aprovada pelas entidades de classe. A mineradora alega que o programa é necessário "para adequar a força de trabalho da Samarco à nova realidade da empresa, uma vez que há indefinições sobre a volta das operações".

Leia mais
 


Mercado imobiliário

Os lançamentos de imóveis no Brasil caíram pela metade em abril deste ano na comparação com 2015. As informações foram apresentadas hoje pela Abrainc, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

O número de unidades lançadas no mês foi de 1.580, queda de 52,5% na comparação com o mesmo período de 2015. Mas no acumulado do ano, os lançamentos têm alta de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Leia mais
 


Mais "ouro preto"

O Consórcio de Libra concluiu a perfuração e a avaliação do sétimo poço do bloco no pré-sal da Bacia de Santos, e confirmou a descoberta de petróleo de boa qualidade em reservatórios com excelente produtividade.

Além disso, foi encontrada a coluna de óleo com 410 metros de espessura, a maior já descoberta em Libra.

Leia mais
 


Inflação

O Banco Central reduziu a projeção de inflação para 2017, passando a vê-la no centro da meta de 4,5% ao ano. É o que mostra a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada hoje. A estimativa para a inflação em 2016 ainda é de continuar acima do estipulado pelo governo.

No documento, o BC repetiu que não há espaço para redução da taxa básica de juros e que há incertezas no campo fiscal que atrapalham as expectativas.

Leia mais
 


Agenda

Amanhã será divulgada a segunda prévia do IGP-M, índice que mede a inflação oficial do país.

Também nesta sexta o IBGE divulga as Estatísticas do Cadastro Central de Empresas, referente a 2014.